Aprenda a fazer uma açorda de poejo, coentro e bacalhau, típico do Alentejo

Da Redação

A gastronomia do Alentejo, maior região de Portugal, é elogiada nos quatro cantos do mundo. Para comer bem no destino, basta sentar-se a uma mesa – seja em um restaurante familiar tradicional ou um estabelecimento contemporâneo e sofisticado.

As refeições são marcadas pelos azeites, queijos, embutidos e pães típicos da região – além dos vinhos produzidos localmente. Mas os pratos principais são as verdadeiras estrelas da culinária, que é intimamente ligada aos ingredientes que a terra oferece.

Por isso, temperos frescos como coentro, poejo (conhecido no Brasil como hortelã), orégano, louro, salsa e outras ervas aromáticas são os mais utilizados.

No litoral, as iguarias são marcadas por peixes e frutos do mar. Mais para o interior, ganham força as carnes de caça, como javali e veado, ou dos animais criados na própria região, como o tradicional porco alentejano.

Para celebrar esta gastronomia e levar os sabores locais para outros lugares do mundo, o chef Filipe Ramalho, do Torre de Palma Wine Hotel, situado em Monforte, preparou um vídeo com a receita de uma açorda, um prato típico do Alentejo que é similar a uma sopa.

A receita ensinada é de uma açorda de poejo, coentro e bacalhau, uma das mais tradicionais da região. Assim, é possível provar um dos pratos mais famosos do Alentejo sem nem sair de casa.

Confira o vídeo com o passo a passo neste link: https://bit.ly/33Z9PoD.

Ingredientes

  • 2 postas de bacalhau dessalgado;
  • 1 pão amanhecido cortado em pedaços;
  • 2 litros de água;
  • Meio maço de coentro picado;
  • Meio maço de poejo, também conhecido no Brasil como hortelãzinho;
  • 4 ovos;
  • 3 dentes de alho;
  • 50 ml de azeite;
  • Sal;
  • Vinagre.

Modo de preparo

  1. Bater o poejo e o coentro com sal, azeite e alho no liquidificador ou mixer. Reservar;
  2. Cozinhar o bacalhau com os talos do coentro. Reservar;
  3. Preparar três ovos poché, esquentando água, adicionando vinagre e criando um redemoinho antes de acrescentar os ovos (um de cada vez). Reservar;
  4. Ferver os dois litros de água;
  5. Adicionar o último ovo ainda cru à mistura de coentro e poejo e mexer;
  6. Acrescentar a água fervente e misturar.
  7. Servir o caldo sobre o bacalhau, o pão e os ovos poché.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »