Por Ígor Lopes
A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, uma das mais destacadas instituições no setor, localizada em Castelo Branco, Portugal, celebrou o seu 15º aniversário no passado dia 4 de julho, com um evento realizado no imponente Castelo de Castelo Branco. A cerimónia reuniu associados, parceiros e diversas entidades, que refletiram sobre as conquistas passadas e traçaram uma visão otimista para o futuro da internacionalização e inovação no setor.
“Este marco significativo é uma ocasião para refletir sobre as conquistas passadas, reconhecer os desafios superados e, acima de tudo, olhar com otimismo para o futuro,” disse Patrícia Coelho, presidente da direção da InovCluster e vereadora na Câmara Municipal de Castelo Branco, durante a cerimónia de celebração de um projeto que congrega vários parceiros.
“Há exatamente 15 anos, um grupo de 25 associados fundadores teve a coragem de sonhar com um futuro diferente para o setor agroalimentar da nossa região. Nascia a InovCluster, com a missão de fomentar a inovação, a competitividade e a internacionalização das nossas empresas e entidades associadas. Hoje, ao comemorarmos este marco, é fundamental reconhecermos e agradecermos a todos aqueles que, com o seu trabalho árduo, dedicação e paixão, tornaram este sonho uma realidade tangível”, recordou Patrícia Coelho, que sublinhou ainda que a InovCluster, “nestes 15 anos, tem sido um farol de progresso e desenvolvimento”, destacando os projetos de inovação, investigação e desenvolvimento que têm “contribuído significativamente para a modernização e para a internacionalização das empresas do setor agroalimentar, promovendo práticas mais sustentáveis e eficientes.”
Foi Christelle Domingos, diretora executiva da InovCluster, quem, entretanto, começou por destacar os marcos importantes alcançados pela associação ao longo dos anos.
“Há 15 anos, a InovCluster nasceu com a missão de impulsionar a inovação e a competitividade das empresas do setor agroalimentar. Desde então, temos trabalhado incansavelmente para promover o desenvolvimento sustentável, apoiar a internacionalização e fomentar a cooperação entre empresas, universidades e centros de investigação,” afirmou esta responsável, que enumerou os principais feitos da InovCluster, que vão desde o desenvolvimento e implementação de mais de 15 projetos de internacionalização, abrangendo 54 mercados e organizando 185 ações, que envolveram 944 empresas, à realização de diversos projetos. Foram, na verdade, “mais de 24 projetos de inovação,” disse, lembrando que estes resultaram em novos produtos e processos que aumentaram a competitividade e sustentabilidade do setor.
A InovCluster apostou no “estabelecimento de 300 colaborações com instituições de renome, tanto nacionais quanto internacionais,” bem como na organização de centenas de eventos, workshops e formações para capacitar os associados. Além disso, a InovCluster conquistou “diversas distinções,” incluindo o Bronze Label de excelência na gestão de clusters, e atingiu a marca de 17,5 milhões de euros em projetos cofinanciados.
Projetos que dão visibilidade ao setor e à entidade
“É com grande entusiasmo e alegria que celebramos o aniversário da InovCluster,” declarou Patrícia Coelho, ressaltando o trabalho colaborativo e o compromisso dos associados e parceiros. Entre os projetos recentes mencionados, destacou-se a aprovação da primeira fase do PROVERE dos Queijos Centro de Portugal, financiado pelo Centro2030, que visa valorizar os produtos locais e impulsionar a economia regional. Outros projetos em execução incluem o F2F, Fusilli, Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial, Roteiro de Descarbonização Agroalimentar, Beeland, HUB4food e PTCENTRODIH, todos focados na inovação, sustentabilidade e internacionalização do setor.
As autoridades presentes na cerimónia, incluindo José Vale, diretor do departamento de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., e outras figuras importantes do setor, destacaram a relevância da InovCluster na promoção do desenvolvimento agroalimentar da região.
O evento também prestou homenagens especiais aos associados que completaram dez anos de compromisso e parceria com a InovCluster, reconhecendo o seu papel fundamental no crescimento e inovação da associação.
Patrícia Coelho sublinhou ainda que “o projeto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial é um projeto conjunto setorial, apresentado pela InovCluster, que visa potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar numa lógica de indústria 4.0, através da implementação de um programa estruturado de intervenção de ações promocionais em mercados internacionais identificados como prioritários com a participação conjunta de PME da fileira agroalimentar”.
Recorde-se que a InovCluster visa “contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional. É conhecida por apoiar as empresas em processos de inovação, IDT, transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização. A sede da associação está localizada nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar em Castelo Branco.
Segundo os seus responsáveis, ao longo destes 15 anos, a InovCluster tem apoiado centenas de empresas na sua modernização e desenvolvimento; promovido a colaboração entre instituições de ensino, investigação e o setor empresarial; levado os produtos portugueses a novos mercados internacionais; impulsionado centenas de projetos de inovação; e promovido a sustentabilidade e as melhores práticas no setor.