Após quatro anos, Padre Antonio Maria volta a ter evento beneficente no ABC

Foto Mundo Lusíada

Por Odair Sene

No domingo, 22 de outubro, a Casa de Portugal do Grande ABC recebeu um ótimo público para a 24ª edição da festa beneficente em prol das obras assistenciais do padre Antônio Maria.

O evento foi paralisado por alguns anos, especialmente por conta da pandemia, mas segundo o presidente da casa Paulo Freitas, a programação está de volta normalmente para beneficiar as obras sociais do religioso que abriga crianças e adolescentes.

Muito ligado ao mundo artístico e mídias, o padre sempre recebeu amigos artistas em seus eventos, sendo que neste ano tivemos as seguintes atrações: Coral Esperançar (de São Bernardo que abriu e encerrou a programação, inclusive com a coroação à N.Senhora); Ryan da dupla Regis e Ryan; Gustavo do trio Márcio Gustavo e Pedro Leonardo; a portuguesa Glória de Lurdes com os fados; Irmã Greice; Helder Elvis com o show “Elvis Presley” e o destaque do evento foi a apresentação da Banda Alma Lusíada com show em homenagem ao Roberto Leal.

O presidente Paulo Freitas comemorou a volta do evento e mais que isso, a grande adesão do público, foram mais de 550 pessoas presentes e diversas autoridades como o vereador andreense Marcos Pinchiari, o secretário de Governo de Santo André Pedrinho Botaro, Antero Pereira – presidente do CCLB, Jorge Longa Marques – do Consulado de Portugal e ainda o presidente do Lar da Provedoria Oscar Ferrão, além de vários empresários da região.

Jorge Longa Marques “Casa de Portugal do ABC é uma das mais organizadas”

Ao Mundo Lusíada o cônsul adjunto do Consulado Geral, Jorge Longa Marques ressaltou a importância da questão social valorizada sempre pela casa de Portugal. Jorge Marques disse que “uma das marcas da nossa comunidade é justamente a solidariedade, eu gostaria de mencionar que a casa de Portugal do Grande ABC é uma das mais organizadas e que a diretoria está fazendo um bom trabalho”, disse afirmando ser muito importante associar essas ações beneméritas “como temos hoje beneficiando as obras do padre Antônio Maria, como também ao Lar da Provedoria Portuguesa, isso é muito importante que as casas tenham capacidade, se juntem em apoio a essas causas que estão sendo apoiadas hoje, são excelentes apoios para pessoas que mais precisam, crianças e idosos, eu fico muito contente de ver muita gente aqui hoje a apoiar essa boa causa, mas só é possível devido ao bom trabalho que a direção da Casa de Portugal tem feito, uma iniciativa digna como essa merece ser reconhecida”, diz o cônsul que tem se desdobrado para estar presente em eventos pela comunidade, entre a cidade de São Paulo, Grande São Paulo, ABC, Baixada, Campinas, etc.

Banda Alma Lusíada – emoção em homenagear “Leal”

Anunciada como a grande atração da festa, a Banda Alma Lusíada, apresentou aquele conhecido repertório do saudoso Roberto Leal. Representando os músicos da banda o vocal Alessandro Paranhos falou ao Mundo Lusíada dizendo ser bastante importante essa participação no evento.

“Eu acho que o maior peso disso é nossa responsabilidade em fazer um show dentro da característica de homenagem ao Roberto Leal, tanto é que o repertório foi pedido exatamente nesse sentido, para homenagem ao Leal, a gente sabe que é uma coisa que a gente não pode ficar levando em frente, porque tem o Rodrigo Leal realizando os tributos em homenagem ao Leal, portanto já existe um projeto em cima disso, mas eu em particular me sinto honrado porque fiquei nove anos praticamente com o Leal (também o Chico o Robson), mas para mim é muito especial voltar nesse palco 4 anos depois que o Leal se foi”, disse ele lembrando de quando cantou ali dia 15 de setembro de 2019, “foi exatamente no dia que ele faleceu, e foi bem difícil fazer o show, e hoje quatro anos depois é a primeira vez que eu volto, é muito emocionante e acho que vai ser tão difícil quanto aquele dia, mas a ideia é fazer um belo show, mas sentimos de subir no palco sem dúvida”, declarou Alessandro.

Muitíssima aplaudida pelo público presente, a banda atuou com o Alessandro no vocal, o Chiquinho (que é um exímio tocador), o Robson na guitarra que é um músico muito versátil (tido como músico completo), também o Renan que veio para agregar e já soma seis anos com a banda.

Também neste evento a banda anunciou a estreia da cantadeira Letícia Ferreira, que vem para a banda pra fazer o famoso “backing vocal”, uma espécie de segunda voz. “A Letícia é uma das cantadeiras da casa de Portugal (SP), é uma promessa como cantadeira de grupo folclórico, mas além de cantadeira de folclore, ela tem um talento muito especial para voar muito mais longe, eu entendo que o folclore tem uma extrema importância, mas tem um sentido mais ‘amador’ do que o que a gente vislumbra para a carreira, principalmente se referir a uma banda, uma formação de banda, então ela vem para agregar com esse talento que ela tem, e eu tenho certeza que é uma estreia e uma entrada espetacular para ela e para a banda”, declarou Alessandro Paranhos.

Padre Antonio Maria agradece a casa e as pessoas que trabalharam

O padre Antônio Maria agradeceu à casa pela retomada da festa e às pessoas que estavam trabalhando no evento, em nome da obra que se chama “amor maior”. Depois de ter passado pela pandemia, famílias mais unidas, outras menos, o padre disse que hoje as crianças estão muito nos celulares “e isso não é bom”.

Citou o fato das crianças do Lar terem vindo de lares “desequilibrados” e “nós cuidamos delas até a família se reestruturar, ou até que elas sejam levadas para outras famílias, a maioria graças a Deus volta para casa”, disse citando à Casa Lar São João Menino (localizada em Extrema – Minas Gerais), onde ele tenta ensinar “outros valores que o mundo não está oferecendo”, disse reforçando ser “muito complicado” porque tem filhos adotivos adultos que ele cuidou, “quando estão comigo na mesa não há celular, estamos juntos, estamos sem celular, porque cada um com celular não dialoga, então precisamos ficar de olho e atentos para que isso não aconteça”.

Falando ao programa Orgulho de Ser Lusa, do Mirandinha Santos, o padre criticou o sistema de leis atual, criticou a forma de adoção de crianças com muita burocracia, e criticou o problema da possibilidade de legalização do aborto “com leis sem critério nenhum”.

Por fim, o religioso disse que “precisamos escolher melhor nossos representantes” porque o padre também não faz mais porque não pode, dizendo que só pode abrigar “por lei” até 20 crianças se ele quiser mais de 20, tem que construir mais uma casa, e este almoço da Casa de Portugal “é para angariar fundos para melhorar a situação do nosso Lar, melhorar e levar adiante a nossa missão”, referiu dizendo que talvez pudesse ter 25 crianças, por exemplo, mas pela lei não pode “porém nas comunidades carentes vivem sete pessoas em 4 metros quadrados e sem qualquer ajuda”.

Ao final disse que “podemos reclamar”, mas podemos também “escolher melhor os nossos representantes”, numa sugestão para podermos mudar toda essa situação futuramente.

“Ato Solene” em parceria com a Câmara Municipal finaliza ano já em novembro

Ao Mundo Lusíada o presidente Paulo Freitas disse que a casa inovou beneficiando também o Lar da Provedoria Portuguesa com 1k de alimento. “Principalmente com doações, foi uma inovação que nós fizemos, além de ajudar a instituição do padre também lançamos esse apoio para a Provedoria com um quilo de alimento não perecível”, disse.

A Casa de Portugal do Grande ABC terá na sequência o último evento do ano, dia 24 de novembro, um “ato solene” em conjunto com a Câmara Municipal de Santo André, mas que será na sede da Casa de Portugal e não na Câmara.

Paulo Freitas confirmou que será um evento de homenagens com medalha de “Honra ao Mérito”. Entre os homenageados estarão o Cônsul Antônio Pedro da Silva, também o cantor Rodrigo Leal (o filho do Roberto Leal). Ainda a confirmar o Nuno Rebelo de Sousa – presidente da Câmara Portuguesa (SP), além do Sr. Américo Pinto Serra (em memória), avô do prefeito de Santo André Paulo Serra, natural de Viseu, o prefeito deve receber em representação. Paulo Freitas confirmou que será o último evento deste ano, depois com o retorno apenas lá para o mês de fevereiro com os almoços aos sábados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »