Após caso de coronavírus em SP, empregados da XP vindos do exterior vão trabalhar de casa

Da Redação
Com EBC

Após a confirmação de que um de seus funcionários brasileiros está infectado com novo coronavírus, a empresa XP Investimentos informou que, como medida preventiva, todos os seus colaboradores que estiveram em algum país considerado de risco nas últimas duas semanas irão trabalhar de casa por pelo menos 14 dias.

Segundo a XP, o colaborador que teve o diagnóstico confirmado para o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, passa bem e está em casa, sem sintomas. Ele foi o segundo caso confirmado no Brasil. Assim como ele, o primeiro caso de coronavírus foi adquirido na Itália.

De acordo com o Ministério da Saúde, o segundo paciente diagnosticado com o novo coronavírus no Brasil tem 32 anos e mora em São Paulo. Ele foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 28 de fevereiro. Ele chegou em São Paulo um dia antes, em um voo procedente de Milão (Itália), na região da Lombardia (norte do país), quando também iniciou os sintomas. Durante o voo, usou máscara. No atendimento, foram relatados febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. Ele está em isolamento domiciliar.

Até este momento, dois casos de coronavírus foram confirmados em todo o Brasil, ambos importados, ou seja, adquiridos fora do país, em viagens na Itália.

A XP informou ainda que todos os colaboradores da empresa que tiveram contato com o profissional infectado estão sendo acompanhados por médicos especialistas. Nenhum deles, segundo a empresa, apresenta quaisquer sintomas da doença. A empresa informou ainda que todas as suas operações prosseguem normalmente.

A partir deste dia 02, 200 funcionários da fábrica de Taubaté (SP) da LG Eletronics, da área de produção de celulares, entram em férias coletivas por causa da falta de insumos para a fabricação de celulares. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (SindMetau), a empresa alegou que, diante do novo coronavírus na China, várias empresas chinesas que produzem componentes e peças para celulares, utilizados pela LG brasileira, foram fechadas, o que dificulta a produção de celulares no Brasil.

Por meio de nota, a LG Eletronics do Brasil confirmou que, devido ao surto do novo coronavírus no mundo, que “tem provocado o desabastecimento de peças nas produções, fará uma parada de 10 dias na produção, a partir de 2 de março, em sua unidade fabril de celulares, localizada em Taubaté”.

Casos no Brasil

O Brasil tem dois casos confirmados de coronavírus no país, e eles não têm relação entre si, embora sejam residentes do município de São Paulo. Os casos são importados e, por isso, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.

Nesta segunda-feira, são 433 casos suspeitos monitorados pelo Ministério da Saúde. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Até o momento, 162 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil.

Atualmente, 15 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Casos no Equador

América do Sul tem mais um país com casos do vírus. O Ministério da Saúde do Equador confirmou nesta segunda-feira que o país tem 6 casos confirmados do novo coronavírus (Covid – 19).

Um comunicado oficial do Ministério de Saúde Pública afirma que “a primeira paciente detectada com Covid-19 continua na área de cuidados intensivos de um dos 15 hospitais adequados para tratar essa patologia. Nesta data, comunicamos que seu estado de saúde não variou e que seu prognóstico é reservado”.

Ainda de acordo com o comunicado, os outros cinco pacientes confirmados têm sintomas leves e permanecem isolados em suas casas sob controle e vigilância epidemiológica.

Em coletiva de imprensa, a ministra de Saúde do Equador, Carolina Andramuño, pediu tranquilidade à população e reforçou que o mais importante é a prevenção. “Sejamos corresponsáveis, reforcemos as medidas sanitárias como a lavagem constante das mãos”.

“Do núcleo familiar primário, ou seja, o mais próximo do caso da mulher confirmada (com o vírus), foram encontrados cinco casos positivos para o Covid-19, que são levemente sintomáticos; estamos monitorando-os, controlando-os”, afirmou a ministra.

O primeiro caso confirmado no Equador é de uma senhora equatoriana de 70 anos, que mora na Espanha e chegou ao país em um voo direto de Madri, no dia 14 de fevereiro. O caso foi diagnosticado na cidade de Guayaquil, situada a oeste do país, e é grave.

O governo confirmou ainda que outros 177 cidadãos equatorianos estão com suspeita da doença e são monitorados.

O presidente do Equador, Lenín Moreno, escreveu em sua conta no Twitter: “Irmãs e irmãos equatorianos: a pior epidemia é o pânico. O pior vírus é o rumor. Vamos combatê-los com certezas, com verdades, com transparência!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »