Da Redação com Agencia Brasil
Em um jogão de bola disputado no estádio Nilton Santos, o Palmeiras arrancou uma vitória de 4 a 3 de virada sobre o Botafogo, na noite desta quarta-feira (1), para abrir de vez a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Após a quarta vitória seguida na competição, o Verdão chegou aos 56 pontos, três a menos do que o Alvinegro (que tem uma partida a menos, contra o Fortaleza).
Primeiro tempo do Botafogo
Apoiada por sua torcida, a equipe comandada pelo técnico Lúcio Flávio fez um grande primeiro tempo, avançando suas linhas para pressionar a saída de bola do Palmeiras. Logo aos 7 minutos esta aposta se mostrou acertada, quando Tchê Tchê acertou o travessão com um chute de longa distância. O Alvinegro continuou mandando no confronto e aos 20 minutos finalmente conseguiu abrir o marcador, com Eduardo após ótima jogada de Victor Sá.
Aos 29 minutos Tchê Tchê recebeu um passe na entrada da área e acertou um chutaço para ampliar a vantagem da equipe carioca. Claramente incomodado com a desvantagem no placar, o Palmeiras adiantou as linhas em busca de uma reação. Com mais espaços, o Botafogo passou a contra-atacar com mais liberdade. E foi desta forma que alcançou o terceiro, aos 35 minutos com Júnior Santos.
Endrick decisivo
Mesmo com uma desvantagem tão grande na partida, o técnico Abel Ferreira decidiu manter o Palmeiras com a mesma formação após o retorno do intervalo. O que o Verdão trazia de diferente era a sua postura, como pôde ser visto logo aos 4 minutos do segundo tempo com Endrick. O atacante de 17 anos dominou a bola no meio de campo, arrancou em direção ao gol, deixando para trás três adversários, e bateu por baixo de Lucas Perri para descontar.
A partir daí o Palmeiras passou a mandar no confronto diante de um Botafogo que dava claros sinais de desgaste físico. E a situação do Alvinegro piorou aos 30 minutos, quando o zagueiro Adryelson foi expulso pelo juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo). Sete minutos depois o time de General Severiano teve a oportunidade de retomar o controle da partida, quando o juiz assinalou pênalti de Rony em cima de Tiquinho Soares. Porém, o artilheiro do Botafogo bateu mal e Weverton defendeu.
O Alvinegro se perdeu em campo e não conseguiu segurar um Palmeiras comandado por Endrick. Aos 38 o jovem marcou mais um e aos 43 iniciou a jogada do gol de empate de Flaco López. O Verdão continuou tentando e conseguiu a virada, já aos 53, com o zagueiro Murilo.
Outros resultados:
Bahia 1 x 0 Fluminense
Corinthians 1 x 0 Athletico-PR
Internacional 1 x 1 América-MG
Coritiba 1 x 2 Grêmio
Atlético-MG 3 x 1 Fortaleza
Flamengo 1 x 2 Santos
Técnico português
Abel Ferreira completou três anos de Palmeiras nesta semana. Anunciado como novo técnico do clube no dia 30 de outubro de 2020, o português comandou o primeiro treino no dia 4 de novembro e estreou no dia 5 de novembro com vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, que garantiu a classificação do time para as quartas de final da Copa do Brasil, competição vencida pelo Verdão.
A manhã desta terça-feira (31) foi marcada por homenagens a Abel Ferreira e sua comissão técnica, pela data. Funcionários da Academia de Futebol, além da presidente Leila Pereira, do vice-presidente Paulo Buosi e do ex-presidente Maurício Galiotte, reuniram-se no gramado para aplaudir e agradecer aos profissionais pela dedicação ao clube e pelos oito títulos conquistados no período.
A maior surpresa foi a presença dos familiares dos portugueses, que tornaram o tributo ainda mais emocionante para todos. Os cinco foram presenteados com camisas personalizadas, bolas autografadas por colaboradores e árvores bonsai de oliveiras, uma lembrança dos funcionários do clube simbolizando paz, fertilidade e prosperidade.
Abel é o segundo treinador com mais troféus pelo Verdão na história, ao lado de Vanderlei Luxemburgo e atrás apenas de Oswaldo Brandão, com dez. Dentre os muitos recordes no clube, é o treinador com mais finais disputadas (11 em 16 torneios eliminatórios disputados) e o primeiro a conquistar ao menos um título estadual, um nacional e um internacional. Esta é a terceira comissão a ultrapassar os 200 jogos em uma mesma passagem.