António Ponte revela as novas formas de fazer museu em XVI Encontro Brasileiro

Por Ingrid Morais

A Casa Museu Ema Klabin realizou nos dias 28 e 29 de junho o XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas.

Representantes de diversos museus brasileiros e o diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal) e vice-presidente do DEMHIST-ICOM, Comitê Internacional para os Museus de Casas Históricas do Conselho Internacional de Museus, António Ponte, participaram deste importante encontro.

Na abertura do evento, com transmissão ao vivo na quarta-feira 28 de junho, António Ponte trouxe luz ao tema – Os desafios dos museus na atualidade: entre a preservação, a sustentabilidade e a comunicação do patrimônio cultural:

“Hoje em dia somos confrontados com muitos desafios no âmbito das instituições culturais e estamos muitas vezes focados nas questões financeiras, mas temos que olhar mais para o nosso bem principal que é a nossa matéria de trabalho: o patrimônio cultural – de forma a transmiti-lo às próximas gerações de uma forma sustentável e correta (…). Aqui em Portugal estamos a trabalhar ou pelo menos a refletir o papel das instituições culturais e dos museus na promoção da democracia, de uma cidadania cultural européia e procurando olhar para um conjunto de princípios que até já são reconhecidos há algumas décadas mas falta pô-los de fato em prática. Portanto, essa questão da democracia cultural é hoje um aspecto que nos interessa valorizar. Muitas vezes pertencemos a estados democráticos, mas a forma como trabalhamos não é tão democrática assim. Temos que reconhecer a multiplicidade de vozes e valorizar as diferenças, transformando os discursos para evitar que essas instituições não corporizem os ideais da democracia”.

Ressignificar o papel dos museus na atualidade é também reunir a vontade de preservação da diversidade cultural e de proteção dos direitos culturais afirmando-se como uma alternativa à globalização econômica e cultural.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *