Ano de Portugal no Brasil promove Encontro de Líderes Empresariais Portugal-Brasil, com ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas.
Da Redação
No âmbito do Ano de Portugal no Brasil, o Espírito Santo Investment Bank – BESI, promove um encontro de empresários que tem como objetivo estimular o intercâmbio econômico entre entidades privadas e públicas de ambos os países. O evento acontece dia 23 de maio, no Hotel Tivoli Mofarrej (Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César), em São Paulo.
O “Encontro de Líderes Empresariais Portugal-Brasil 2013” será presidido pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, pelo Presidente da Comissão Executiva do Espírito Santo Investment Bank, José Maria Ricciardi, pelo Comissário Geral de Portugal para o Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, pela Ministra de Estado da Cultura do Brasil, Marta Suplicy e pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel.
“As relações entre Portugal e Brasil já duram há mais de quatro séculos; ambos partilham a mesma língua e ambos fazem parte do mundo lusófono. O Brasil é a primeira economia da América Latina, a sexta maior economia mundial e é, no domínio do comércio externo, considerado o grande parceiro comercial da China. Portugal tem sido um dos maiores investidores no Brasil e é crucial para o país a internacionalização das suas empresas e a diversificação de mercados de modo a aumentar o peso das exportações e a angariação de investimento estrangeiro, nomeadamente, com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)” afirma José Maria Ricciardi.
Neste encontro será apresentado, pela consultora McKinsey, o estudo “Global Forces: Transformações para a próxima década” que analisa as grandes mutações e tendências econômicas dos últimos 20 anos e o modo como determinarão o futuro das sociedades e da economia mundial. Em duas sessões paralelas serão debatidos temas: como “O Imperativo do crescimento para a economia de Portugal: Em que medida pode o Brasil ser parte da solução?” e “Desafios e Oportunidades na Economia do Brasil: Que lições a retirar da experiência europeia?”.
O Ano de Portugal no Brasil (APB) e do Brasil em Portugal decorrem entre 7 de Setembro de 2012 – dia da Independência no Brasil, e 10 de Junho de 2013 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Para Miguel Horta e Costa, comissário-geral do APB: “este é o ano, este é o momento de levantar mais pontes entre dois países que têm entre si, e a uni-los, um mar sem fim de afetos, de palavras, de entendimentos. É lá que está também a nossa história. Aqui, está também o nosso futuro.”