Da Redação
“Brasil-Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une” pode ser vista de 7 de junho a 31 de outubro, no Centro Cultural Fase-FMP, em Petrópolis. A exposição propõe um paralelo entre as grandes viagens marítimas portuguesas e as viagens individuais de cada visitante.
Com entrada franca, a mostra é uma contribuição da Faculdade de Medicina de Petrópolis à programação do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, comemorado em 2013.
Com curadoria do artista plástico Cláudio Partes, a exposição inclui a proa de uma caravela, que atravessa o salão do espaço, sonorização própria e referência às pedras portuguesas. A ideia é que o visitante embarque na cenografia e aprecie a instalação da artista Adriane Guimarães, onde brincadeiras com as palavras convidarão todos a interagirem com a mostra.
Segundo Partes, o foco é a língua como definidora da identidade dos povos. Uma das inspirações é o livro “A mensagem”, de Fernando Pessoa. “A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes”, dizia o poeta português.
“Queremos convidar o visitante a realizar duas viagens. Uma é a que fez com que Portugal se lançasse ao mar para descobrir novos mundos, chegando ao Brasil. A segunda viagem é a que cada um de nós realiza em nossas vidas, nos levando a descobrir novos sonhos e novos mundos”, diz Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da faculdade.
A exposição “Brasil-Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une” pode ser vista de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h, com entrada franca. O Centro Cultural Fase-FMP fica na Av. Barão do Rio Branco, 1003, Petrópolis (RJ). Informações (24) 2244-6471.