Da Redação
Com Lusa
A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna garantiu esta quinta-feira que Portugal não alterou o grau de ameaça terrorista e que este “se mantém em grau moderado”.
“Portugal não alterou o grau de ameaça, que se mantém em grau moderado”, informou em comunicado o serviço dirigido por Helena Fazenda.
A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna informa ainda que “todas as forças e serviços de segurança que integram a Unidade de Coordenação Antiterrorismo estão a trabalhar em completa articulação e em cooperação com as suas congêneres, acompanhando o contexto internacional no âmbito da ameaça terrorista”.
Contactada pela agência Lusa, Helena Fazenda explicou que o comunicado foi emitido porque estavam a circular “rumores” sobre a subida dos níveis de alerta contra o terrorismo em Portugal.
Segundo divulgou a RTP, a PSP reforçou a presença de elementos um pouco por todo o país, nos locais mais turísticos, onde se espera maior concentração de pessoas. As autoridades explicam que a medida é uma resposta ao atentado que aconteceu recentemente em Barcelona, ou seja, não se deve a nova ameaça.
A TVI24 dizia, contudo, que o reforço feito pela PSP era “inédito” e que se devia “a ameaça indeterminada”, mas o subcomissário Hugo Abreu, porta-voz da PSP, disse ao Sábado que não houve um reforço inédito de segurança em zonas turísticas de Lisboa e que as informações que andam a circulam “são um mito”.
A Câmara de Lisboa reforçou com medidas de segurança diversas partes da capital onde são mais movimentadas por turistas e portugueses.