Alunos de Ourém no Brasil partilham em Ourém de Portugal experiências e conhecimentos

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, realçou a presença da comitiva de Ourém do Pará (Brasil) no Fórum Estudante. Foto Município de Ourém

Da Redação 

Estudantes da rede pública estadual no município de Ourém, no nordeste do Pará, estão num intercâmbio cultural na cidade de Ourém, em Portugal. Cinco estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Ângelo Moretti foram selecionados para a viagem, que objetiva aproximar os jovens estudantes das duas cidades “irmãs”, por meio de troca de experiências e conhecimentos.

O intercâmbio acontece de 24 de março a 1º de abril. Os estudantes são acompanhados pela diretora da Escola Padre Ângelo Moretti, Maria Raimunda Siqueira; professora de Geografia e Estudos Amazônicos, Roseleia Lima, e pela diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Socorro Oliveira da Rocha, Celene de Oliveira, onde o projeto começou. Todos  conhecem diversos pontos históricos da cidade portuguesa, em um roteiro turístico, ambiental, religioso e educacional.

Para Felipe Matos Santana, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Padre Ângelo Moretti, que viajou pela primeira vez ao exterior, há muita expectativa. “É a minha primeira vez viajando para fora do Brasil, e eu realmente estou muito animado. Espero aprender muito lá e trazer esse aprendizado para os meus colegas aqui de Ourém, além de representar principalmente a minha cidade”, disse o estudante antes do embarque.

Ainda segundo o estudante, o projeto é uma grande oportunidade de vida. “Eu acho que esse projeto é uma forma de conhecer novas culturas, uma forma revolucionária. É uma oportunidade única, e eu vou realizar um sonho, que é viajar para outro país”, destacou Felipe.

Além de Felipe Matos Santana, foram selecionados os estudantes Emily Ribeiro Sarmento, Maurício Picanço de Sousa, Francisco Luciano Souza e Leila Cristina Souza – todos da 1ª série do Ensino Médio – para a viagem a Portugal.

De acordo com a diretora Maria Raimunda Siqueira, por meio do projeto os estudantes terão conhecimentos que vão além da vida acadêmica, um “aprendizado e enriquecimento para a vida desses alunos”.

O Projeto “EU NO MUNDO #AMOURÉM” é uma iniciativa da Assembleia Municipal de Ourém de Portugal e do Agrupamento de Escolas, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Além de Ourém, no norte do Brasil, outras três cidades de países distintos integram o projeto: Le Pléssis Trévise, na França, Altotting, na Alemanha, e Czestochowa, na Polônia.

Na cidade paraense, a Escola Estadual Padre Ângelo Moretti foi escolhida por sua tradição educacional e por ser a única a atender o público do 8º ano do ensino fundamental, solicitado pelo projeto.

Concorreram ao projeto 40 crianças no Brasil, que foram desafiadas a criar um projeto que fosse inovador e amigo do ambiente.

Estas cinco crianças foram as mais bem classificadas: “Cada uma tem um projeto completamente inovador de tecnologias ou de práticas amigas do meio ambiente, inclusivamente na utilização de recursos naturais da própria Amazônia, para serem aproveitados, como, por exemplo, sementes de plantas, que podem ser incorporadas nos fornos para a produção dos cerâmicos dos tijolos para a construção de casas”, revelou João Moura, presidente da AMO.

Além de apresentarem os seus projetos nas escolas de Ourém, os alunos brasileiros tiveram oportunidade de aprender a fazer pastéis de nata, na Escola da Hotelaria de Fátima, e, em troca, ensinaram alguns dos pratos típicos da Amazônia.

“Estamos a falar do local que tem o maior ecossistema e a maior biodiversidade, pelo que usam os recursos naturais para fazer os seus próprios alimentos”, acrescentou.

Além das visitas históricas na região, os jovens também visitaram a Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, torres eólicas e empresas de gestão de cariz ambiental, “para que tenham uma sensibilidade daquilo que são os recursos” e de que forma se podem utilizar as energias alternativas e práticas amigas do ambiente.

“O nosso desígnio é que estas crianças saiam daqui, ao fim de oito dias, com uma experiência de vida única e que levam uma mensagem muito forte aos seus amigos da escola”, disse.

Em setembro, cinco alunos do Centro de Estudos de Fátima, cujos projetos sobre os 50 anos do 25 de Abril foram escolhidos na Assembleia Jovem de Ourém, vão à Amazônia. “É uma forma de eles levarem a mensagem daquilo que foi a conquista da liberdade”, disse em declarações à agencia Lusa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *