Alunos de escola municipal aprendem língua portuguesa com podcast

Da Redação

Uma ação desenvolvida na cidade de Santos, em SP, da unidade municipal Emília Maria Reis, ultrapassou os muros da escola e alcançou o território sem fronteiras da internet. Com o objetivo de produzir arquivos de áudio na intenção de aproximar os estudantes de situações reais de uso da língua portuguesa, foi implantado o canal de podcast Arco-Íris de Aprender.

“Penso que a educação precisa fazer sentido para que o aprendizado aconteça. Era isso o que eu queria quando propus este trabalho para as crianças e a aceitação foi incrível”, contou Camila Chiara, que criou a ferramenta. Antes de encarar as produções, os estudantes aprenderam sobre podcasts, conheceram exemplos de conteúdos infantis e discutiram sobre o que deveriam comunicar.

Além da explicação do projeto, o trabalho foi divido em cinco episódios: músicas favoritas, poemas, parlendas e brincadeiras, contos e autores favoritos. Os dois primeiros já estão disponibilizados no Spotify e Google Podcasts e os próximos, já gravados, serão publicados ainda neste mês.

“Não sabia o que era podcast e achei muito interessante participar do projeto”, falou animado o aluno Murilo Batista, 7 anos. Naomi Borba Prado, 7, ficou encantada com a ideia de que o conteúdo produzido por eles pode ser ouvido por outras pessoas. “É muito legal”. Manuela Santos, 7, também estava orgulhosa com o que a turma produziu. “Todo mundo gostou”.

“O teaser e o primeiro episódio fizemos de maneira coletiva, com mais intervenções minhas. Depois, os dividi em grupos e ficaram responsáveis por desenvolver os demais temas. Eles sabem que precisam fazer o planejamento, pesquisar o que será divulgado, escrever o texto e as entrevistas com convidados, ensaiar, e, por fim, gravar. Todos os grupos contaram com a colaboração dos demais estudantes e a minha orientação em todas as etapas do processo”, explicou a educadora. Ela utiliza um aplicativo de celular gratuito para gravação, edição e compartilhamento do conteúdo.

Camila ainda destacou os benefícios que a iniciativa trouxe para a classe como o desenvolvimento da escrita e leitura, ampliação de repertório, capacidade de negociar e argumentar ideias com os colegas, melhoria das relações e respeito às opiniões contrárias. “Eles aprenderam demais e eu também”.

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