Da Redação
Porto recebeu um grande almoço em prol da candidatura das Tripas à Moda do Porto às sete maravilhas da Gastronomia. O evento, que passou para Gaia depois da Câmara do Porto ter desistido de apoiar, esteve esgotado reunindo, em 30 de julho, 1700 pessoas à mesma mesa.
No almoço, 1500 pessoas pagaram um euro cada, verba que irá reverter para uma Instituição Particular de Solidariedade Social ainda a definir. Os restantes cerca de 200 foram convidados.
Da comissão de honra da candidatura das Tripas à Moda do Porto às sete maravilhas da Gastronomia fazem parte várias figuras de Portugal e do Porto, entre as quais o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, o bispo do Porto, Manuel Clemente, o presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, o arquiteto Siza Vieira, os empresários Belmiro de Azevedo e Américo Amorim, o banqueiro Artur Santos Silva, o reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos e o psiquiatra Júlio Machado Vaz.
Do lado do desporto chegam apoios de peso, como é o caso do ex-goleiro Vítor Baia, do corredor de automóveis Tiago Monteiro, do ex-selecionador nacional de futebol António Oliveira, do treinador Domingos Paciência, do ex-jogador Fernando Gomes e de Rosa Mota.
Os músicos Pedro Burmester, Rui Reininho, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Luis Represas e Sérgio Godinho marcam o tom nesta candidatura do típico prato do Porto a maravilha da gastronomia.
“Quem não votar nas tripas não é um bom portuense nem um bom nortenho. Temos que apelar à costela bairrista e não deixar ganhar os pastéis de Belém”, brincou o autarca de Gaia Luís Filipe Menezes.
O evento teve intuito de divulgar o prato típico como umas das 7 Maravilhas da Gastronomia, que pode ser votado pela internet e via SMS até 07 de setembro. Entre os pratos, na opção Carne, que “concorrem” com Tripas à Moda do Porto estão Chanfana e Leitão da Bairrada.
A votação já recebeu mais de 450 mil votos, e entre os pratos mais votados estão Alheira de Mirandela e Queijo Serra da Estrela (Entradas); Caldo Verde, Sopa da Pedra e Açorda à Alentejana (Sopas); Arroz de Marisco (Marisco); Sardinha Assada (Peixe); Coelho à Caçador (Caça); Leitão da Bairrada (Carne); e Pastel de Belém (Doces). A votação acontece no site: http://www.7maravilhas.sapo.pt/.
1 comentário em “Almoço divulga Tripas à Moda do Porto entre as 7 Maravilhas da Gastronomia”
Não me digam que não conhecem a receita de tripas à moda do Porto