Da Redação
Os hábitos de consumo dos brasileiros em relação à comida mudaram. Hoje, não basta que a refeição seja apenas saborosa, os consumidores buscam características que vão além do paladar. Cada vez mais preocupados com a saúde, esses consumidores têm impulsionado o mercado de alimentação saudável, tendência no Brasil e no mundo.
Em 2017, o setor de alimentação faturou R$520,5 bilhões e apresentou alta de 4,6% em relação ao ano anterior. Cerca de R$8,9 bilhões foram investidos, segundo relatório da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA).
No mercado de franquias, a alimentação tem uma participação crucial: é o segmento de maior peso do franchising brasileiro. Das 146.134 unidades de franquias, 31.710 são de alimentação. Dos R$44,74 bilhões faturados pelo franchising no terceiro trimestre deste ano, R$11,61 bilhões foram movimentados pelo setor alimentício que teve o melhor desempenho, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A alimentação saudável entrou para o radar das franquias de tal maneira que cerca de 63,9% das redes monitoram preferências por ingredientes relacionados à saudabilidade, é o que diz a 12ª Pesquisa Setorial ABF Food Service. A pesquisa também indicou que 27,8% monitoram preferências sobre a produção local de alimentos, e 18,1% disseram estar atentas sobre alimentos orgânicos.
O crescimento do interesse do público por esses alimentos abre caminho para empresas como o Brasileirinho Delivery, rede de franquias especializada em comida popular brasileira no box, que desenvolveu uma linha voltada especialmente para esses clientes. A linha +Saudável conta com três opções de box: Biofit, Fitness e Salada Brasileirinho. “O grande desafio do setor de alimentação hoje é unir o paladar com ingredientes saudáveis e isso não é tão simples, nem sempre o que é saudável é gostoso”, diz Jhonathan Ferreira, diretor presidente da marca.
Para Ferreira, apesar da procura por uma comida rápida e prática ser grande isso não significa que as pessoas querem comer qualquer coisa. “Desenvolvemos essa linha para quem procura algo mais saudável, menos calórico e mais natural. E também para aqueles com uma alimentação mais direcionada e específica, por exemplo, quem está de dieta e tem uma rotina nutricional mais restritiva, sem deixar de lado a qualidade do sabor”, explica.
Preferências
Diversos padrões de comportamento estão em jogo na alimentação dos brasileiros, como mostra a publicação Brasil Food Trends 2020: os principais quesitos analisados na hora de fazer uma refeição são conveniência e praticidade (34%), confiabilidade e qualidade (23%), sensorialidade e prazer (23%); saudabilidade, bem-estar, sustentabilidade e ética (21%).
“São diversos os motivos que levam a pessoa a optar por uma alimentação mais saudável: saúde, ordens médicas, estilo de vida. Mas é possível perceber hoje que a escolha por pratos saudáveis não é mais uma opção, é uma exigência”, comenta Ferreira.
Clientes que buscam uma alimentação saudável tendem a preferir por empresas que corroborem com esse padrão de consumo, comercializando produtos e alimentos de origem natural e de qualidade. Os ingredientes utilizados no Brasileirinho são frescos (no caso de legumes e verduras, por exemplo) e a rede conta com o suporte de uma nutricionista desde a elaboração nutricional do box até sua montagem. Além disso, a rede preza pelo não desperdício e a produção é feita exatamente de acordo com a quantidade que cabe na caixinha: nada é jogado fora.
A empresa foi inserida no franchising em 2014, a marca conta com mais de 100 unidades (distribuídas pelo Brasil) com dois modelos de negócios: Express, modalidade que comporta o formato delivery, e a franquia Full, no qual proporciona uma área para o cliente se alimentar no local, o Brasileirinho exige investimento de R$100 mil e R$130 mil, respectivamente.