Da Redação
Com Lusa
No Porto, o Presidente da República alemão, Frank-Walter Steinmeier, elogiou “o caminho de recuperação econômica de verdadeiro sucesso” alcançado por Portugal, destacando o crescimento da confiança e do otimismo no país.
“Fico feliz por ter visto, durante estes dois dias de visita a Portugal, que o país está no caminho de uma recuperação econômica de verdadeiro sucesso, após anos de dificuldades econômicas e financeiras”, afirmou Frank-Walter Steinmeier aos jornalistas no Porto, enquanto assinalava o fim do segundo dia de visita a Portugal com um passeio a pé na Ribeira, na companhia do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Frank-Walter Steinmeier manifestou-se ainda “feliz” por ter verificado um aumento da “autoconfiança e do otimismo” de Portugal.
O chefe de Estado alemão já tinha elogiado a abordagem da Universidade do Porto em combinar a investigação dos estudantes e empresas privadas, “acelerando o caminho entre as ideias e o mercado internacional”.
Frank-Walter Steinmeier falava no Palácio da Bolsa, num brinde “à hospitalidade do Porto” e à “amizade entre os dois povos”, antes do almoço oferecido pelo presidente da Câmara do Porto, no âmbito deste segundo dia de visita oficial a Portugal, feita a convite do Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa.
No brinde, o chefe de Estado agradeceu a “hospitalidade no Porto” e manifestou-se “satisfeito por ter tido grande oportunidade” de não ter limitado a visita à capital portuguesa.
Confrade
O Presidente alemão foi ainda neste dia 02 de março instituído confrade da Confraria do Vinho do Porto, numa cerimônia presidida pelo presidente português.
A cerimônia de entronização, que durou cerca de vinte minutos e terminou com os tradicionais brindes com vinho do Porto, realizou-se no Palácio da Bolsa no Porto.
Antes, Marcelo Rebelo de Sousa e Frank-Walter Steinmeier percorreram várias ruas do centro da cidade a pé, não tendo faltado as já habituais ‘selfies’ com o Presidente da República, os acenos e os abraços.
Desta vez, o chefe de Estado português teve ao seu lado o homólogo alemão que também sorriu a quem passava e interagiu com portuenses e turistas, num percurso entre a Casa-Museu Guerra Junqueiro, junto à Sé, e o Palácio da Bolsa, passando por ruas como a calçada D. Pedro Pitões ou a rua Escura.
Marcelo Rebelo de Sousa e Frank-Walter Steinmeier pararam para uma fotografia no terreiro da Sé com uma turma de estudantes, um momento que ficou marcado pela informalidade entre os chefes de Estado e os jovens.
Este passeio foi antecedido pela inauguração da exposição “Encontros”, com obras plásticas do escritor alemão, Prêmio Nobel da Literatura, Günter Grass (1927-2015).
O almoço, oferecido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, aconteceu no salão árabe do Palácio da Bolsa. Depois, no programa uma visita à Igreja de São Francisco, seguido de passeio a pé pela Ribeira.
O Presidente alemão também visitou o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), para conhecer algumas empresas incubadas, nacionais e de origem germânica.