Da redação
Com Lusa
A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal lançou a plataforma tecnológica Portugal Exporta, que recorre a inteligência artificial para ajudar as empresas exportadoras através de serviços personalizados que as auxiliem na internacionalização.
O ‘site’ parte da recolha de grande volume de dados para fazer junção entre empresas e oportunidades de negócio no exterior, encontrar parceiros e os melhores negócios em cada mercado, desenvolver ações comerciais e planos para internacionalização adaptados a cada empresa.
Para já, o portal avança com a Solução Internacionalização, pela qual cada empresa entra na sua área privada e há informações sobre oportunidades de negócios, mercados sugeridos, ações comerciais em que pode participar e respectivos contatos (por exemplo, feiras de negócios), notícias e legislação sobre o setor.
Segundo a AICEP, isto é feito avaliando a maturidade da empresa, a informação financeira, o nível de internacionalização e o produto que tem.
A disponibilização destes serviços será feita de forma gradual. Atualmente, as empresas que podem aceder são do setor do calçado, sendo que seguir-se-ão empresas de têxteis-lar, vinhos e vestuário.
A AICEP espera que a plataforma tecnológica disponibilize mais serviços nos próximos meses, como o ‘acelerador de internacionalização ‘online’, destinado a ‘e-commerce’, e o ‘business match making’, que permite encontro de empresas para avaliarem oportunidades de negócio conjuntas (que, segundo a AICEP, é conhecido como o ‘tinder’ das empresas).
Contudo, os prazos de disponibilização desses serviços dependem dos concursos públicos que serão lançados.
Para desenvolver este ‘site’ a AICEP trabalhou com organizações e empresas do setor do calçado para testar se a informação dada pelo sistema é a que interessa e fazer alterações necessárias.
No plano estratégico 2017-2020, a AICEP inscreveu um milhão de euros para modernização tecnológica, mas uma vez que beneficiou do sistema de incentivos do Sistema de Apoio à Modernização da Administração Pública (SAMA), o valor de investimento foi revisto para três milhões de euros.
A AICEP tem atualmente 15 clientes ativos. Em Portugal estima-se que haja cerca de 40 mil empresas exportadoras.
Num encontro com jornalistas, o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, disse que esta plataforma, assim como outras iniciativas da agência, “concorrem para se poder aumentar as exportações”, de modo a atingir o objetivo inscrito no plano estratégico da AICEP de as exportações representarem 50% do Produto Interno Bruto (PIB).