AICEP e Turismo de Portugal levam 300 jovens a estágios em 43 países

Da Redação
Com Lusa

logo-turismo-portugalTrezentos jovens portugueses vão integrar empresas de 43 países, no âmbito do programa de estágios internacional INOV Contato, promovido pela AICEP e Turismo de Portugal, que implica um investimento de 3,6 milhões de euros. Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de assinatura do protocolo hoje realizada na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, adiantou que cada estágio custa 12 mil euros, sendo que 52% é financiado por fundos comunitários e os restantes 48% pelas duas entidades promotoras.

“É um grande investimento do Estado português, mas não tenho dúvidas nenhumas que é um investimento bem aplicado, porque estamos a aplicar no melhor que nós temos que são as nossas futuras gerações”, sustentou Pedro Reis.

Presente na cerimónia de hoje esteve o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que sublinhou a importância do programa para garantir um melhor futuro para os jovens.

“Permite ter conhecimento de excelência e vão mostrar, com o vosso próprio talento, que somos tão bons ou melhores que os outros”, disse.

Paulo Portas lembrou ainda que o INOV Contato foi um programa criado pelo anterior Governo socialista e a este Executivo “compete manter as suas potencialidades”.

A edição deste ano do INOV conta, pela primeira vez, com a parceria do Turismo de Portugal o que permitiu aumentar em 50 o número de estágios oferecidos.

Dos 3300 candidatos, foram escolhidos 300 jovens que vão ser colocados em mais de 200 empresas, entidades e missões diplomáticas, de 43 países diferentes.

Jorge Brasil e Laura Silva ainda não têm o destino definido, mas ficaram muito satisfeitos por terem sido aceites e vêm esta como “a única” oportunidade de arranjar um emprego.

“Estou desempregada há um ano e, infelizmente, esta foi a única saída que encontrei para poder fazer carreira na minha área, que é a engenharia eletrotécnica”, disse Laura.

Também Jorge teve as mesmas motivações e vai fazer de tudo para que o estágio corra bem e seja contratado pela empresa. “Já não penso em voltar. Quero ir, fazer um bom trabalho e poder ficar. Lá fora é que estão as oportunidades”, concluiu o jovem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *