Da redação com Lusa
Os Açores vão criar um guia para a contratação de imigrantes, destinado às empresas e aos trabalhadores, que vai ser apresentado até ao final de janeiro de 2024, anunciou hoje o presidente do executivo regional.
Em declarações à comunicação social após a reunião do Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração, José Manuel Bolieiro elogiou as atividades desenvolvidas pelo organismo, destacando a criação de um guia para a contratação de imigrantes.
“Quero distinguir a realização de um guia para a contratação de imigrantes. A economia do Açores, hoje, tem cada vez mais tem necessidade de mão-de-obra”, revelou, falando no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.
O líder do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) realçou que o guia pretende “facilitar” a contratação de imigrantes e promover uma “contratualização com dignidade”.
“O nosso compromisso é que, até final de janeiro, possamos ter esse guia finalizado para que haja compreensão e conhecimento, quer por parte da entidade empregadora, quer por parte do imigrante que quer ser contratado”, reforçou.
Ainda segundo José Manuel Bolieiro, o Governo Regional está a promover um “esforço para captar imigrantes em fase ativa para responder às ofertas de trabalho de que a economia dos Açores carece”.
O governante destacou também a realização de um fórum para as migrações, que vai acontecer em 26 e 27 de outubro, na ilha do Pico, e a organização de uma bolsa de tradutores e de cursos de português destinados a imigrantes.
O presidente do executivo açoriano adiantou, por outro lado, que o Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração esteve a “refletir” sobre as mudanças operacionais decorrentes da nova Agência das Migrações e da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e do Alto Comissariado para as Migrações.
Sobre as alterações, José Manuel Bolieiro disse desejar que venham a ser assegurados “recursos suficientes” para um “bom desempenho no controle das fronteiras”.