Da redação com agencias
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, declarou que a região está preparada para ajudar o Governo das Canárias, disponibilizando “recursos humanos e técnicos” para auxiliar a população na sequência da erupção do vulcão Cumbre Vieja.
Falando aos jornalistas na sede de Presidência, em Ponta Delgada, Bolieiro revelou que já teve a oportunidade de “expressar a solidariedade” ao Governo das Canárias e que o secretário Regional da Saúde e Desporto, que tutela a Proteção Civil, está já “preparado e empenhado com a necessidade de alocar meios e os recursos que venham a ser solicitados”
O chefe do executivo açoriano disse ainda que a região “disponibilizou recursos humanos e técnicos, designadamente ao nível de proteção civil” para auxiliar a população das Canárias.
O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou no domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registrados milhares de sismos na região.
Na zona, próxima de Las Manchas, é visível uma enorme coluna de material vulcânico, divulgou a agência noticiosa Efe.
Hoje, foi avançado que dezenas de casas foram destruídas pela lava do vulcão que continua a correr em direção ao mar na ilha de La Palma das Canárias (Espanha), mas não há vítimas depois de as autoridades terem retirado mais de 5.000 pessoas.
O gestor da navegação em Espanha, Enaire, emitiu uma recomendação, como medida preventiva, para que sejam suspensos os voos para a ilha de La Palma, devido à erupção do vulcão, informaram fontes de Aena à Efe.
O primeiro-ministro português enviou no domingo à noite uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, na sequência da erupção do vulcão Cumbre Vieja nas Canárias e manifestou a disponibilidade de Portugal para fornecer apoio.
Nas 24 horas anteriores à erupção do Cumbre Vieja, um vulcão com 1.949 metros de altitude, a crise sísmica registrada ao longo da semana agravou-se, e a ilha foi sacudida por diversos abalos, o mais grave dos quais atingiu a magnitude de 3.8 às 11h16 deste domingo, hora local, a 10 quilômetros de profundidade.
A erupção deste domingo é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos.
As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.