O presidente do Parlamento do arquipélago, Fernando Menezes, e o primeiro secretário da Assembléia catarinense, Lício da Silveira, assinaram no dia 22 de maio, na ilha do Faial, quatro protocolos de cooperação a fim de aproximar as duas regiões.
O objetivo é o fortalecimento da cultura açoriana e catarinense e o apoio a intercâmbios, congressos, seminários, exposições, festivais de folclore, artesanato, palestras, literatura, teatro, fotografia e turismo.
Além disso, os acordos incluem iniciativas de cooperação institucional entre universidades, fundações, institutos de pesquisa e centros de formação profissional das duas regiões.
Há mais de 250 anos, Santa Catarina foi povoado por famílias açorianas que, ao longo dos anos, conseguiram manter vivas a cultura e a gastronomia da sua terra natal.
Recentemente, as cidades de Bragança Paulista e Bragança de Portugal também assinaram protocolo de cooperação entre as cidades, o que deve se iniciar no âmbito cultural, através de intercâmbio de estudantes. Lusa