UNEPA comemora 12 anos com show de Augusto Canário

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

Em comemoração ao 12º aniversário de fundação, a UNEPA (União das Empresas de Panificação da Baixada Santista), promoveu na noite de 02 de dezembro no clube Ilha Porchat, em Santos, um grande show com Augusto Canário e Amigos, banda de música popular portuguesa que pela primeira vez esteve no Brasil.
O presidente da UNEPA, Adalberto Vieira Freire, com sua diretoria, recebeu cerca de mil pessoas para a confraternização que serviu aos convidados uma extensa mesa de frios a vontade, incluindo os melhores queijos, carnes e pernil assado.
Recebendo associados e amigos, a Unepa contou com diversos patrocínios nesta festa como Banco Banif e Anamar Construtora, entre outros. “A Unepa está com saúde. Como presidente eu só tenho que agradecer meus diretores pelo esforço que estão fazendo para a realização dessa festa, sem dedicação e esforço as coisas não saem. Mas a diretoria é boa e só tenho a agradecer” disse ao Mundo Lusíada Adalberto Vieira Freire, que citou entre os integrantes de uma diretoria que muito trabalha Alberto, Adelino, Toninho, João, Leonardo, entre outros.
O clube Ilha Porchat, com sua bela decoração portuguesa, foi o ponto de encontro para esta noite memorável que contou com a presença do artista vindo diretamente de Portugal para o Brasil. Carismático, atencioso com todos e muito acessível, Augusto Canário fez uma apresentação muito animada, trazendo na maioria do repertório canções de sua autoria, mescladas a algumas canções populares portuguesas. Passou por estilos diferentes e causou uma boa impressão mesmo para os luso-brasileiros que não conheciam o seu trabalho, num show produzido por 10 músicos (em Portugal são ao todo 12) dentre os quais faz parte a Naty (Natividade como é conhecida pelo público) que acompanha o Canário cantando e dançando, mas no geral o músico é cercado de amigos que convivem há muitos anos com ele, incluindo um tio com 77 anos que ainda o acompanha. “Eu não preciso de grandes músicos, eu preciso de grande amigos. Eles são, além de serem grandes músicos” diz orgulhoso o artista sobre a sua equipe.
A banda pretende retomar ao país já em 2012 para uma nova agenda de eventos, já que dessa vez não foi possível atender a todos os pedidos de apresentações no país irmão.

Quem é Augusto Canário
“Augusto Canário é uma pessoa extremamente simples, nem sequer con-sidero-me artista, mas um artesão de cantigas (canta e compõe), um homem das cantigas populares, que ajudou com alguns amigos a recuperar concertinas a partir de 1992, numa altura em que não havia grandes tocadores de concertina, havia muito pouco mesmo nas comu-nidades. E um homem que sente uma felicidade enorme de ver em todo o mundo onde há portugueses, e aqui hoje no Brasil, há grandes tocadores de concertinas muito jovens, o que me emociona muito. E um homem que gosta daquilo que faz, da sua terra, filho de pais emigrados em França durante muitos anos, e compreende esta saudade que as pessoas têm, e esta vontade de ver os artistas e grupos de Portugal, porque aqui cuidam muitíssimo bem das nossas tradições e da música popular portuguesa”. Augusto Canário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »