Tragédia: Portugal envia condolências ao Brasil após queda de avião em SP

Mundo Lusíada

 

O Presidente de Portugal enviou nesta sexta-feira uma mensagem ao Presidente brasileiro, após a queda de um avião no interior de São Paulo. Aeronave, um turboélice modelo ATR-72, caiu enquanto fazia o voo 2283, de Cascavel no Paraná com destino a Guarulhos, em São Paulo, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, e deixou 61 mortos (passageiros e tripulantes). Não houve sobreviventes.

“O Presidente da República enviou uma mensagem de solidariedade e pêsames ao Presidente do Brasil Lula da Silva, lamentando o acidente aéreo em São Paulo que causou numerosas vítimas, enviando um abraço fraterno e de sentimentos pela perda de tantas vidas humanas”.

Também o primeiro-ministro registrou mensagem sobre a tragédia. “Em meu nome pessoal, do Governo de Portugal e do Povo português, lamento profundamente o acidente aéreo em São Paulo, expressando, nesta hora de pesar, as minhas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, ao Presidente do Brasil, Lula e ao Povo brasileiro” divulgou Luis Montenegro.

O governo decretou luto oficial de 3 dias no Brasil, após o acidente aéreo trágico da Voepass, que não deixou sobreviventes.

De Brasília, a embaixada de Portugal divulgou nota com “suas sentidas condolências aos familiares e amigos das 62 vítimas do trágico acidente aéreo desta tarde, em Vinhedos (SP), e manifesta a sua solidariedade ao Governo e ao Povo brasileiros neste momento triste”.

Em nota, a Voepass destaca que acionou todos os meios para apoiar as famílias das vítimas. A empresa informa que está prestando informações a todos familiares das vítimas, colaboradores e demais interessados pelo telefone 0800 9419712. Segundo a companhia, ainda não há confirmação de como ocorreu o acidente.

Os técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já conseguiram achar os gravadores de dados e de voz da aeronave. Os equipamentos serão encaminhados para Brasília para análise dos dados. O Cenipa não adiantou quais seriam as causas do acidente. Os responsáveis informaram que todas as informações sobre o voo serão analisadas para a elaboração do relatório final sobre o acidente, adiantou a Agencia Brasil.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, enfatizou à imprensa que o processo de investigação de um acidente aeronáutico é complexo e envolve várias etapas, incluindo análise de dados, entrevistas com tripulantes e avaliação das condições meteorológicas no momento do acidente. “A segurança de voo é a nossa prioridade máxima. A investigação será conduzida com rigor técnico, buscando não apenas identificar as causas do acidente, mas também fornecer recomendações que possam prevenir futuras ocorrências semelhantes”, afirmou.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o avião a dar voltas em torno de si antes da queda no meio de um grande estrondo e muito perto de algumas casas. O avião caiu dentro de um condomínio de casas, em uma área de jardim, e não atingiu ninguém do local.

Em declaração, o presidente Lula informou que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se encaminha para São Paulo para dar suporte às famílias afetadas e auxiliar na administração da crise. “O meu ministro Silvio está indo para São Paulo para tentar montar um comitê de crise, junto com o governador, com os empresários, para tentar encontrar um jeito de ajudar as pessoas”, pontuou,em evento de agenda em Santa Catarina.

Também o governador de SP, Tarcísio de Freitas, se deslocou a Vinhedo para acompanhar o trabalho das equipes engajadas no acidente. Um gabinete de crise do Governo do Estado será instalado em São Paulo para dar o suporte necessário tanto para a operação como para os familiares das vítimas, anunciou. “Além dos comandantes das forças de segurança do estado e da Defesa Civil, irão integrar o gabinete o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Governo do Estado do Paraná. Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência. Reforço meu pesar pelas vítimas e que Deus conforte os corações dos familiares e amigos daqueles que perderam suas vidas”.

Deixe uma resposta