[ Atualizado às 17h10 ]
Da Redação
Com Lusa
O teste realizado nesta segunda-feira ao Presidente de Portugal ao novo coronavírus deu negativo, refere uma nota publicada na página oficial da Presidência.
“Foi negativo o resultado do teste efetuado, ao começo da tarde, ao Presidente da República. Apesar de continuar sem sintomas viróticos, o Presidente da República continuará a trabalhar em casa até perfazer as duas semanas referidas na nota ontem divulgada”, lê-se na nota.
A decisão de isolamento foi tomada depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter estado, na terça-feira, no Palácio de Belém, com uma turma de uma escola de Felgueiras (Porto), que foi fechada devido ao internamento de um aluno.
O total de casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal aumentou nesta segunda-feira para 39, mais nove do que no domingo, havendo uma doente com um quadro clínico mais gravoso e que se encontra em “vigilância apertada”.
As informações foram transmitidas pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, em conferência de imprensa conjunta com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Segundo o governante, existem 10 hospitais de referência para a epidemia de Covid-19.
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital afirmou que as medidas adotadas pelo Governo para apoiar empresas e trabalhadores devido a epidemia são “a primeira resposta” para garantir que as empresas não encerram atividade e mantém os postos de trabalho.
“O que queremos assegurar é que empresas não encerram atividade e não cortam postos de trabalho durante um período que pode ser brusco, mas curto”, disse o Ministro, referindo-se à diminuição da procura em alguns setores e às atividades que estão a ser prejudicadas por falta de acesso a matérias primas ou componentes.
Na Europa
A Alemanha registrou nesta segunda as duas primeiras mortes de pessoas infectados pelo novo coronavírus que causou uma epidemia que atinge já todos os países da União Europeia, anunciaram as autoridades locais.
Uma mulher de 89 anos morreu em Essen, na Renânia do Norte-Vestfália, o maior dos 16 estados do país, segundo a autarquia local.
A outra morte ocorreu na mesma região, em Heinsberg, uma vila próxima da Holanda, que nos últimos dias se tornou num dos principais focos do surto na Alemanha.
A epidemia de Covid-19 foi detectada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos.
Cerca de 110 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.
Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 366 mortos e mais de 7.300 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infecções respiratórias como pneumonia.
Para tentar travar a epidemia, o Governo de Roma colocou cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país, afetando cidades como Milão, Veneza ou Parma.