Mundo Lusíada
Um galo de Barcelos, um item emblemático de Portugal, foi levado ao espaço, subiu mais de 33 mil metros de altitude, e caiu na Galiza, Espanha.
Equipado com duas câmeras de vídeo e sistema de localização que permitiu aos organizadores a recuperação do conteúdo, o equipamento subiu preso a um balão de ar.
O voo aconteceu em 27 de julho, e partiu de Barcelos. Viajou por duas horas, levou 1h30 para subir os 33 mil metros de altitude, e 30 minutos para aterrar em solo espanhol amparado por paraquedas.
O Galo e todos os equipamentos foram encontrados, mais precisamente no povoado Vivenza, por um agricultor local que recebeu a equipe que procurava pelos itens.
O projeto foi do português Marco Neiva, que se inspirou em outros projetos já realizados como o “Lego no espaço”, publicado na internet, e decidiu fazer o mesmo, contando com a equipe da Balua Projetos e apoio da Associação de Artesãos de Barcelos.
A “ideia econômica de promover Barcelos no mundo” levou o vídeo a se tornar um viral na internet, e tema de telejornais, também no Brasil.
“As imagens em alta definição que conseguimos são de excelente qualidade” declarou Marco à imprensa portuguesa. O resultado final você pode ver através do vídeo>>