Dois aviões colidem em festival aéreo de Beja, Primeiro-ministro manifesta pesar por morte de piloto

Da Redação com Lusa

 

Uma colisão entre duas aeronaves que participavam no festival Beja AirShow na Base Aérea N.º 11, causou hoje pelo menos um morto e um ferido. Em comunicado enviado à agência Lusa, a Força Aérea, que organiza o evento, indicou que o acidente, envolvendo duas aeronaves, ocorreu às 16:05, durante uma demonstração aérea na periferia da cidade alentejana.

Os meios de socorro no local prestaram ajuda de emergência e o plano de segurança estabelecido foi imediatamente acionado,  adiantou a Força Aérea.

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros de Beja, Pedro Barahona, referiu que as duas aeronaves colidiram no ar, e que despencaram.

Imagens do acidente divulgadas pela CMTV mostram uma das aeronaves de um grupo de seis a cair na vertical e a despenhar-se causando uma forte explosão, enquanto outra atinge o solo na horizontal.

De acordo com a Proteção Civil, há um morto e um ferido confirmados.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou hoje “grande consternação, solidariedade e pesar à Força Aérea Portuguesa”, na sequência do acidente que causou um morto.

A vítima mortal do acidente com duas aeronaves ocorrido durante o festival Beja AirShow, na Base Aérea N.º 11, é um piloto de nacionalidade espanhola que pertencia à patrulha Yakstars, revelou a Força Aérea.

“Quero manifestar toda a solidariedade e disponibilidade do Governo para poder minimizar os danos que são sempre irremediáveis, no caso da vida”, disse o chefe do Governo durante a intervenção na conferência dos 136 anos do Jornal de Notícias, na Casa da Música, no Porto.

Em comunicado, a Força Aérea indicou que o acidente ocorreu às 16:05, durante uma demonstração aérea da patrulha ibérica Yakstars, constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola.

“É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda”, pode ler-se no comunicado.

Segundo este ramo das Forças Armadas, devido ao acidente, o evento foi imediatamente interrompido.

A Yakstars, de acordo com a página de Internet da Força Aérea, é uma equipe de exibição acrobática, a primeira da história da aviação ibérica militar e civil, composta por pilotos de ambos os países.

Considerada “a maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa e uma das maiores do mundo”, a Yakstars tem como bases Casarrubios, perto de Madrid, em Espanha, e Ponte de Sor, em Portugal.

Uma fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à Lusa que o organismo já fez deslocar uma equipa para a Base Aérea N.º 11, de Beja.

“O GPIAAFF está a articular-se com a Força Aérea no que diz respeito às atividades de investigação”, visto que o festival em que ocorreu o acidente “é organizado e tem espaço aéreo controlado” por este ramo das Forças Armadas, acrescentou.

Já o homem com ferimentos leves do acidente aéreo foi transportado para observação no hospital da cidade.

Segundo um comunicado da Força Aérea, o ferido ligeiro, que tem nacionalidade portuguesa, “recebeu os cuidados de emergência” após o acidente e foi “avaliado pelas equipas de saúde, militares e civis, presentes no evento”.

“Por precaução, foi encaminhado para o hospital de Beja”, adiantou.

Contactada pela Lusa, uma fonte da ULSBA (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo) indicou que o ferido é um homem de 37 anos, de nacionalidade portuguesa, que se encontra em observação no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Também em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, que se encontrava no local quando ocorreu o acidente, relatou que o piloto que ficou ferido “saiu da aeronave pelo próprio pé” e foi levado “para o hospital para observação”.

“O ferido é o piloto da aeronave atingida pela outra que estava a fazer a manobra”, referiu, assinalando que a colisão entre os aviões aconteceu “quase no fim” da atuação daquela patrulha.

Após o acidente, adiantou, as pessoas que assistiam ao festival começaram a ser encaminhadas para fora do recinto da Base Aérea.

De acordo com o presidente do município, o festival Beja AirShow, organizado pela Força Aérea, recebeu “milhares de pessoas” para assistir às exibições aéreas.

“O que me foi dito pela Força Aérea é que hoje estariam mais do que ontem [sábado]. E ontem, segundo divulgou a Força Aérea, passaram pelo festival, ao longo de todo o dia, cerca de cem mil pessoas”, frisou.

Paulo Arsénio acrescentou que o município de Beja “lamenta profundamente a ocorrência deste terrível acidente”.

Deixe uma resposta