Aviões espanhois combatem incêndios em Portugal

Mundo Lusíada
Com agencias  

Foto: Lusa
Foto: Lusa

 

Dois aviões Canadair espanhóis ajudaram a controlar o incêndio que deflagrou em 20 de agosto no concelho de Góis, distrito de Coimbra, disse à Lusa fonte do ministério da Administração Interna. Depois de resolvida a situação de Góis, os Canadair espanhóis seguiram para o distrito de Viseu, onde estavam ativos vários incêndios.

As aeronaves de Espanha deslocaram-se para Portugal para reforçar o dispositivo português de combate a incêndios florestais depois do Governo ter acionado o acordo bilateral de Portugal com Espanha, informou o ministério da Administração Interna.

A tutela adiantou que Portugal também pediu à França, ao abrigo do acordo bilateral já acionado pelo Governo, dois aviões Canadair, mas para o período de 25 a 31 de agosto.

A ANPC registrou 350 incêndios, que foram combatidos por 8.525 operacionais, com o auxílio de 2.224 veículos.

Risco máximo

Mais de 30 concelhos do interior norte e centro de Portugal continental apresentam risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada em 21 de agosto pelo IPMA.

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Ponte da Barca (Viana do Castelo), Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho (Braga), Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Baião (Porto), Castelo de Paiva e Arouca (Aveiro), Cinfães, Resende, São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Mangualde (Viseu), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodre, Gouveia, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis (Coimbra), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Oleiros, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), e Mação e Sardoal (Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Ainda, a Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta de calor para sete distritos do norte e sul de Portugal continental, devido à previsão de temperaturas máximas elevadas, para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *