Mundo Lusíada
No dia 13 de maio, começou um novo capítulo na história da Beneficente Portuguesa de Belém do Pará, foi a inauguração dos novos espaços do hospital São João de Deus e da Maternidade D. Luiz I, uma nova maternidade, o pronto atendimento e o centro oftalmológico.
Participaram do momento o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o Presidente da Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves, junto à sua diretoria, a vice-cônsul, Maria Fernanda Pinheiro, a deputada estadual, Heloisa Guimarães, deputada federal, Elcione Barbalho, o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o representante do governo estadual, Bernardo Almeida, e o deputado federal, Joaquim Passarinho.
“A população é quem ganha, pois aqui é uma instituição beneficente, que destina 60% do seu atendimento e serviço para a comunidade que não pode pagar. Isso ajuda a salvar vidas de pessoas que não têm plano de saúde”, destacou o prefeito Rodrigues. De acordo com o prefeito, o complexo hospitalar da Beneficente Portuguesa tem grande importância para cidade. No serviço de maternidade prestado pelo hospital nascem, por mês, cerca de 300 crianças, de mães dos mais diversos perfis.
O presidente do Hospital Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves, ressaltou o quanto é valioso o convênio entre Prefeitura de Belém e a instituição. “A Beneficente Portuguesa é um hospital de referência ao Sistema Único de Saúde (SUS). E a Prefeitura de Belém está de parabéns por esse importante convênio com o nosso hospital, o que amplia os serviços do sistema municipal de saúde, sempre pensando nos mais necessitados”, destacou.
“Este momento que estou vivendo aqui na Beneficente, com a inauguração dos novos serviços, é o momento mais bonito que já vivi desde que cheguei ao Brasil. Eu sei da importância da prestação de serviços de saúde adequados, com tecnologia, à população, e saber que uma instituição portuguesa oferece isso para Belém, me deixa muito feliz”, disse o embaixador Luis Ramos.
Ainda na área da Saúde, o embaixador informou que, neste fim de semana, chegam a Belém 8 mil frascos de medicamentos do chamado ‘kit intubação’ para a covid-19, com destino à Sociedade Beneficente. “Foram adquiridos a preços altamente competitivos a uma empresa portuguesa de Mortágua. (…) Estamos a ajudar nesta matéria e virão mais medicamentos a caminho, porque há outras possibilidades de cooperação”, disse à Lusa Faro Ramos.
Fundada no dia 8 de outubro de 1854, a Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará cresceu na capital paraense, aliando tradição e modernidade em Belém, por meio do Hospital D. Luiz I e, agora, do novo hospital São João de Deus. O complexo hospitalar da Beneficente Portuguesa serve de retaguarda para a rede pública municipal de saúde, nos atendimentos de maternidade e de paciente com Covid-19.
Autoridade de Portugal
O embaixador português, em visita a Belém do Pará, além de participar da inauguração na Beneficente Portuguesa em Belém, teve ainda um almoço de trabalho com a Federação das Indústrias do Pará.
Luís Faro Ramos visitou também a Universidade Federal do Pará, e foi recebido pelo Reitor da UFPA, Prof. Doutor Emanuel Tourinho. Foi assinado o protocolo de cooperação entre a UFPA e o Camões, IP referente à Cátedra João Lúcio de Azevedo – UFPA/Camões, IP. Em 2017, o Mundo Lusíada acompanhou a criação da cátedra com intuito de promover o estudo e a difusão da língua, da cultura e da história luso-brasileira.
Na sua visita de trabalho a Belém do Pará, o Embaixador de Portugal visitou ainda o Grêmio Recreativo e Literário e a Tuna Luso-Brasileira, cujo clube de futebol está na final do campeonato estadual do Pará, e reuniu com as associações portuguesas de Belém.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Beneficente Portuguesa Oficial (@beneficenteportuguesa)