Acidente com atletas de remo do Centro Português de Pelotas deixa 9 mortos

Mundo Lusíada

 

 

Diversas instituições lamentaram o falecimento das vítimas do trágico acidente de trânsito, ocorrido na última madrugada, de uma van que transportava a equipe de Remo Centro Português/Remo Tissot, em Guaratuba-PR na BR-376.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta contêiner que seguia no sentido Santa Catarina perdeu os freios e atingiu uma van, que se chocou contra um carro antes de ser arrastada pelo caminhão para fora da pista. Após atravessar a mureta de proteção, a carreta tombou sobre a van que ficou esmagada.

De acordo com a PRF, apenas um dos dez ocupantes da van – um adolescente de 17 anos – foi resgatado com vida. Ele sofreu ferimentos leves e foi levado, junto com o motorista da carreta, um homem de 30 anos, para o Hospital São José, em Joinville. O motorista da carreta se feriu levemente, enquanto o condutor do carro atingido pela van não se machucou.  Um dos mortos é Oguener Tissot, coordenador técnico do Projeto Remar Para o Futuro.

O acidente, no litoral do Paraná, vitimou oito integrantes do projeto e o motorista da van que transportava a equipe. O grupo retornava de São Paulo, onde havia representado Pelotas no Campeonato Brasileiro de Remo Unificado, tendo conquistado sete medalhas, segundo a Universidade Federal de Pelotas (RS). Ao todo, os jovens ganharam duas medalhas de ouro, três medalhas de prata e duas medalhas de bronze.

O projeto de extensão “Remar para o Futuro”, é uma parceria com a Escola Superior de Educação Física da UFPel (ESEF) da UFPel, a Escola de Remo Tissot, a Prefeitura de Pelotas e o Clube Centro Português 1º de Dezembro e tem como objetivo a socialização de alunos da rede pública municipal de Pelotas por meio do esporte, estimulando o desenvolvimento social e a formação de atletas.

“Neste momento de dor, a UFPel se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, prestando toda a assistência necessária. A Universidade está acompanhando de perto o caso e, junto aos parceiros do projeto, busca prestar apoio aos envolvidos e esclarecer as circunstâncias do acidente. A UFPel decretou Luto Oficial de três dias em respeito às vítimas, reforçando sua solidariedade neste momento de luto” divulgou a universidade em nota.

Também o Clube Centro Português 1º de Dezembro publicou nota sobre o acidente e luto de sete dias. “Com profundo pesar, comunicamos o falecimento dos atletas e técnico do Projeto Remar para o Futuro. Em respeito a essa inestimável perda decretamos o fechamento de nossas atividades por três dias e luto de sete dias. Nesse momento de dor pedimos a compreensão de nossos sócios e praticantes de atividades terceirizadas.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, usaram das redes sociais para lamentar o ocorrido. A prefeitura de Pelotas decretou luto municipal de sete dias e informou que dará assistência aos familiares das vítimas.

Segundo a Confederação Brasileira de Remo, a iniciativa socioesportiva foi elaborada por Oguener Tissot, um dos mortos no acidente, com o objetivo de ampliar a base de jovens talentos do remo brasileiro, tendo atingido “resultados importantes dentro do cenário do remo nacional” ao formar três gerações de atletas.

 

A Prefeitura de Pelotas divulgou a lista dos falecidos.

1 – Samuel Benites Lopes, 15 anos
2 – Henri Fontoura Guimarães, 15 anos
3 – João Pedro Kerchiner, 17 anos
4 – Helen Belony, 20 anos
5 – Nicole da Cruz, 15 anos
6 – Angel Souto Vidal, 16 anos
7 – Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
8 – Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
9 – Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
Sobrevivente: João Milgarejo, 17 anos

 

Deixe uma resposta