Da Redação com Lusa
A Câmara do Porto divulgou que estão abertas as inscrições para a 10.ª edição do Porto Solidário, programa de apoio à renda destinado a pessoas com carências financeiras que, nesta edição, ascende aos 2,65 milhões de euros.
Em nota, a Câmara do Porto refere que as candidaturas já podem ser submetidas no ‘site’ da Domus Social, a empresa municipal responsável pela gestão do programa.
As candidaturas podem também ser entregues nas respectivas juntas de freguesia ou através do Gabinete do Inquilino Municipal.
Nesta edição do programa de apoio à renda destinado a pessoas e famílias com dificuldades financeiras e em situação de emergência habitacional está prevista a atribuição de 2,65 milhões de euros em apoios.
O prazo do apoio passou de um para dois anos, fruto da revisão do regulamento apresentada em 2020, passando as famílias a contar “com o auxílio mensal durante 24 meses”.
Para as famílias serem elegíveis, o programa considera uma taxa mínima de esforço dos agregados de 25%.
Os agregados que beneficiaram de apoio noutras edições do Porto Solidário podem também candidatar-se, “desde que o apoio atual termine até três meses depois da data da abertura das novas candidaturas”, esclarece a autarquia.
Criado em 2014, o Porto Solidário ajudou mais de 3.800 famílias com 10,5 milhões de euros atribuídos, refere a Câmara do Porto.
Neste momento, 1.150 famílias do Porto beneficiam do apoio, sendo que o valor médio mensal atribuído na última edição foi de 119,51 euros, “o que representou um aumento de 30 euros face ao valor médio das edições anteriores”.
“Um cenário que reflete o impacto econômico da pandemia no rendimento de muitas famílias e que vem reforçar a importância deste fundo de emergência social”, salienta a autarquia.