Mundo Lusíada
Em 13 de dezembro, foi aberta a votação das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Existem 27 monumentos de origem portuguesa, localizados em 16 países diferentes, inquestionáveis e incontroversos sob o ponto de vista do critério escolhido, a maior parte já com a chancela da Unesco, enquanto Patrimônio da Humanidade, outros poderão vir a tê-la no futuro. Segundo a organização, para constar desta lista, os bens possuem valor excepcional e satisfazem o critério de autenticidade.
Os nomeados são:
• África do Sul: Brasil – Congonhas, Santuário do Bom Jesus de Matosinhos; Olinda, Mosteiro de São Bento de Olinda; Ouro Preto, Convento de São Francisco de Assis da Penitência; Recife, Convento de São Francisco e Ordem Terceira; Rio de Janeiro, Mosteiro de São Bento do RJ; Rondônia, Forte do Príncipe da Beira; Salvador, Convento de S. Francisco e Ordem Terceira; África: Angola, Convento do Carmo de Luanda; Cabo Verde, Cidade Velha de Santiago; Etiópia – Dambiá, Gorgora Nova; Gana, Fortaleza de São Jorge da Mina; Marrocos – El Jadida, Fortaleza de Mazagão, e em Safi, Fortaleza de Safi; Moçambique, Ilha de Moçambique; Quénia, Fortaleza de Jesus de Mombaça; Tanzânia, Fortaleza de Kilwa (Quíloa); Ásia: Índia – Goa, Basílica de Bom Jesus de Goa, e Sé Catedral de Goa; Índia – Vasai, Cidade de Baçaim; Índia – Gujarat, Fortaleza de Diu; Irão, Fortaleza de Ormuz; Malásia, Centro Histórico de Malaca; Oman, Fortificação de Mascate.
Para participar e votar, acesse o site www.7maravilhas.sapo.pt. Os resultados serão revelados numa cerimônia a realizar em Lisboa no dia 10 de Junho de 2009, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.