Da Redação
O Palmeiras venceu o River Plate-ARG por 3 a 0, nesta terça-feira (05), em Buenos Aires-ARG, e conquistou uma importante vantagem na briga por uma vaga na grande final da Libertadores, a ser disputada no dia 30 de janeiro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ.
Após o ótimo resultado fora de casa, o técnico Abel Ferreira elogiou a atuação de seus comandados na Argentina.
“Quero dar parabéns aos meus jogadores, que usaram a parte mental a nosso favor. Seguimos o plano e a estratégia do jogo. Do outro lado, jogamos contra uma grande equipe que é o River, uma das melhores equipes sul-americanas, com um treinador que está na equipe há cinco anos com um trabalho sensacional e uma forma de jogar muito difícil de marcar”, declarou o português.
O comandante, contudo, mostrou muita cautela com o futuro do Verdão no torneio internacional. “Eu havia falado para os jogadores que, independentemente do resultado que conseguíssemos aqui, este jogo tinha duas mãos, ida e volta. Continuaremos focados. Temos esta vantagem, mas, assim como nós fizemos três gols aqui, é possível o River fazer três lá. Temos de estar alertas e preparados para fazer outro grande jogo”, concluiu o treinador.
A equipe brasileira superou os argentinos, no Estádio Libertadores da América (do Independiente de Avellaneda, em Avellaneda, Grande Buenos Aires-ARG, pois o estádio do River, o Monumental de Nuñez, passa por reforma) com gols de Rony, no primeiro tempo, e de Luiz Adriano e Viña, na etapa final. Desta forma, o Verdão tem vantagem no jogo de volta do torneio continental, que acontece na próxima terça-feira (12), às 21h30 de Brasília, no Allianz Parque. O time que avançar de fase enfrenta na finalíssima o vencedor de Santos e Boca Juniors-ARG.
Na atual edição da Libertadores, o Palmeiras é o único clube invicto, com nove vitórias e dois empates em 11 jogos, além de 32 gols marcados (melhor ataque, seguido do próprio River Plate-ARG, com 31) e quatro sofridos. Caso avance à fase final, esta será a quinta vez que o Verdão chega a esta etapa do Continental: já foi finalista em 1961, 1968, 1999 (campeão) e 2000; vale lembrar que esta é a oitava vez que o Alviverde participa da fase semifinal da Libertadores, incluindo eventuais triangulares finais.
O próximo compromisso do Palmeiras será no sábado (09), às 19h, contra o Sport, em Recife-PE, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.