Da Redação
Acontece em Brasília a palestra “A Cozinha e a Identidade Portuguesa”, no próximo 21 de novembro. O Prof. José Sobral, Coordenador do programa de Doutoramento em Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, vai ministrar a palestra no auditório do Centro Cultural Português em Brasília.
A palestra será focada na relação entre a identidade / tradição e a gastronomia / cozinha portuguesa, e as dinâmicas de natureza religiosa, econômica, política, cultural e ideológica que estão diretamente relacionadas com o tema.
Os portugueses são os maiores consumidores mundiais do bacalhau salgado e seco, peixe que possui um estatuto único na cozinha portuguesa. É ao mesmo tempo um alimento muito frequente no seu receituário e um símbolo da própria identidade lusa.
“Neste ensaio procede-se a uma reconstrução genealógica dos diversos motivos e processos que conduziram a esta situação. Dinâmicas de natureza religiosa, económica, política, cultural e ideológica combinam-se com uma longa socialização alimentar com mais de 500 anos, que se traduziu em familiaridade e gosto por este tipo de alimento entre os portugueses” divulga a Embaixada de Portugal no Brasil.
O bacalhau adquiriu uma importância simbólica tanto em Portugal como na Diáspora portuguesa, ao mesmo tempo que era incorporado em outras cozinhas com fortes relações históricas com a portuguesa, como é o caso da brasileira.
A Organização é da Embaixada de Portugal no Brasil e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua – Brasil, com apoio da Academia do Bacalhau – Brasília. Entrada franca. Mais informações em: [email protected] | Tel: ( 61) 30329636
Serviço:
Palestra com o Prof. Português José Manuel Sobral
21 de novembro às 18H30
Local: Auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Embaixada de Portugal
SES Av. das Nações Quadra 801 – Lote 02 – Brasília, DF