Aguiar-Branco em Brasília para Cimeira de Presidentes dos Parlamentos do G20 

José Pedro Correia de Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República de Portugal, com Pacheco. Foto divulgação / Agência Senado

Mundo Lusíada com agencias

Nesta quarta-feira (6), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, encontrou-se com delegações parlamentares de Índia, Rússia, Portugal, Emirados Árabes Unidos, Parlamento Europeu e Itália. Essas reuniões bilaterais ocorreram no primeiro dia da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), grupo que reúne os parlamentos dos países com as maiores economias do mundo. O evento é sediado na Câmara dos Deputados e no Senado até sexta-feira (8).

O presidente do Senado recebeu a delegação de Portugal, liderada pelo presidente da Assembleia da República, deputado José Pedro Aguiar-Branco. Pacheco destacou os laços históricos e afetivos entre Brasil e Portugal, que, segundo ele, contribuem para uma sólida parceria política, econômica e cultural entre os dois países. “Ressaltei a importância da manutenção do diálogo entre Brasil e Portugal, com destaque para a diplomacia parlamentar, que considero ser fundamental, porque os parlamentos são, em geral, uma representação dos anseios da população dos países”, disse. 

Durante os encontros, o presidente do Senado convidou as delegações a participarem da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), a ser realizada em Belém (PA) em novembro do ano que vem.

Presidentes dos Parlamentos

A presidência brasileira convidou para a cimeira que decorre até sexta-feira, em Brasília, todos os países lusófonos, sendo que Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal fizeram-se representar. Portugal está representando pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, que se encontra em Brasília até sexta-feira.

Além do encontro com o presidente do Senado do Brasil, Rodrigo Pacheco, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Aguiar Branco regressou depois à Embaixada de Portugal para um encontro com o Conselho Consultivo da Comunidade Portuguesa.

O Brasil assumiu em 01 de dezembro de 2023, e até 30 de novembro deste ano, pela primeira vez, a presidência do G20, sob o tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, com inclusão social e combate à fome e à pobreza; transições energéticas e promoção do desenvolvimento sustentável nas suas dimensões económica, social e ambiental; e reforma das instituições de governação global como prioridades.

Na sua presidência, convidou Portugal, Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega e Singapura para observadores da organização, assim como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O G20 é um dos principais fóruns internacionais de cooperação económica e desenvolvimento internacional. Foi estabelecido em 1999 e inclui, desde 2008, uma Cimeira anual, com a participação dos respetivos Chefes de Estado ou de Governo.

Os membros do G20 – EUA, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, Índia, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México, Turquia e, ainda, a União Europeia e a União Africana – representam as maiores economias, compondo cerca de 85% do Produto Interno Bruto mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.

Mulheres parlamentares

Mulheres parlamentares do G20 entregaram hoje aos líderes dos parlamentos do grupo de países das maiores economias do mundo 17 recomendações para promoção da igualdade de gênero.

Parlamentares de países do G20 defenderam mais participação das mulheres em decisões sobre a crise climática mundial, já que elas estão entre os grupos mais afetados por desastres ambientais. 

Maria Emília Cerqueira, parlamentar de Portugal, disse que o país está comprometido com a Agenda 2030 das Nações Unidas. Ela reiterou que meninas e mulheres são as primeiras impactadas pelo aumento de pobreza e desemprego e destacou a importância da educação para reverter esse quadro.

Apesar da X Cimeira de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) só arrancar oficialmente na quinta-feira, hoje a Câmara dos Deputados do Brasil acolheu a reunião de Mulheres Parlamentares do P20, na qual foi entregue a Carta de Alagoas, um documento elaborado por deputadas e senadoras de 26 países para a criação de um futuro mais equitativo entre homens e mulheres. 

Nesta sessão, a líder da bancada feminina do senado brasileiro, país que preside este ano ao G20 e que convidou Portugal como membro observador, exortou os presidentes dos parlamentos das 20 maiores economias do mundo a seguirem estas recomendações.

A responsável brasileira destacou três recomendações: “justiça climática e desenvolvimento sustentável para as mulheres e meninas, a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e o combate às desigualdades de gênero e promoção da autonomia econômica das mulheres”.

Com informações da Agência Senado e Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *