Por Ígor Lopes
O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, foram dois dos nomes homenageados durante o prêmio “Aproxima Portugal – Brasil”, que teve lugar em Lisboa no último dia 12 de setembro, com a presença de diversas personalidades do universo luso-brasileiro.
O evento, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), em virtude dos 75 anos de existência desta entidade, foi acompanhado de perto pelo Secretário de Estado da Economia de Portugal, João Rui Ferreira; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar; e a Vereadora do Pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, Catarina Santos Cunha, dentre outros nomes, que enalteceram a “excelente relação entre Portugal e o Brasil, com elevado potencial de crescimento”.
“As relações do Brasil com Portugal são excelentes. E vem desde o ano de 1825 quando os dois países assinaram um Tratado de Amizade. (…) As relações comerciais e políticas são as mais perfeitas”, defendeu Raimundo Carreiro Silva, ao recordar que o Brasil convidou Portugal a participar nas reuniões do G20, sob a presidência do país irmão na América do Sul.
Já Luís Faro Ramos frisou que ser “embaixador de Portugal no Brasil é uma grande responsabilidade, mas é também um privilégio”, destacando a vertente econômica entre os dois países e o papel das Câmara de Comércio na ligação entre Brasil e Portugal.
João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia de Portugal, apresentou novidades ao nível da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Lisboa, salientado a ligação única atual entre Portugal e Brasil, assim como o ambiente propício a um maior desenvolvimento de investimento e confiança, para dinamização das empresas e ganho de escala.
“desburocratização”
“Sejamos estados e países cada vez mais próximos”, defendeu, por sua vez, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Económico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar, que afirmou “continuar a trabalhar numa maior desburocratização que potencie a atração e fomento de investimento”.
Durante o seu discurso, Otacílio Soares, presidente da CCILB, destacou a “relação frutífera” entre as duas “nações irmãs\”, anunciando que “estão a ser desenvolvidas negociações para estabelecer uma parceria com a Câmara de mediação e arbitragem, que dará apoio em possíveis litígios comerciais, aumentando a confiança nos investimentos”.
“A relação entre Portugal e Brasil tem muito potencial de crescimento, nomeadamente em setores como a tecnologia e inovação, energias renováveis – particularmente solar e eólica –, turismo, saúde e bem-estar, infraestrutura e serviços financeiros. A crescente digitalização da economia portuguesa, aliada a incentivos fiscais e políticas amigáveis aos negócios, tornam essas áreas muito promissoras”, revelou Otacílio Soares.
Categorias diversas
O prêmio abrangeu 12 categorias – Exportador, Cultura & Educação, Empreendedorismo Feminino, Jornalismo & Comunicação, Responsabilidade Social & Ambiental, Excelência em Serviços, Turismo, Empreendedor em Portugal, Profissional Português no Brasil, Diplomacia & Relações Internacionais e Personalidade – pela atividade desenvolvida em 2023. Ao todo, 13 protagonistas da cooperação luso-brasileira foram homenageados, com o intuito de se “destacar as personalidades que mais se distinguiram” nessa ligação. Os premiados foram: Estado de Minas Gerais, no Brasil; Jorge de Melo (Sovena); Zeferino Ferreira Costa (Instituto Pernambuco); Rijarda Aristóteles (Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa); Nuno Guedes Vaz Pires (blue Travel, Gula e Revista de Vinhos); Paula Amorim (Galp); Francisco Gomes Neto (OGMA Grupo Embraer); Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé); Rubens Menin (Menin Estates); Miguel Setas (Grupo CCR); Marco Stefanini (Grupo Stefanini); além de Luís Faro Ramos e Raimundo Carreiro (Embaixadores de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, respetivamente).
Fundada em 1948, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que visa “promover, fomentar e apoiar as relações econômicas, comerciais, culturais e tecnológicas entre os dois países, criando uma rede de oportunidades de negócio e de fortalecimento do networking”.
Com realização desde 2000, e instituído no âmbito da Comemoração dos 500 Anos da Descoberta do Brasil, o Prêmio Aproxima Portugal – Brasil assinala “intervenções e abordagens exemplares de quem se afirma como agente de mudança e de evolução, promovendo, através da sua expressão profissional e pessoal, a aproximação e a partilha de identidade e cultura entre os dois países”.
A lista de personalidades agraciadas em edições anteriores conta com Joaquim Pina Moura e David Zylberzstaj (1999), Fernando Henrique Cardoso (2001), Maurício Botelho (2004), Francisco Seixas da Costa e André Jordan (2005), Luiz Fernando Furlan e João Pereira Coutinho (2006), Henrique Meirelles e António Mexia (2008), Frederico Curado e Belmiro de Azevedo (2014), Benjamin Steinbruch (2016).