Cristiano Ronaldo é o primeiro da história do futebol a atingir 200 internacionalizações

Cristiano Ronaldo e Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, no estádio Laugardalsvollur., junho 2023 JOSE SENA GOULAO/LUSA

Mundo Lusíada com Lusa

Neste dia 20, o português Cristiano Ronaldo tornou-se, aos 38 anos, em Reiquiavique, no primeiro futebolista masculino da história a alcançar as 200 internacionalizações, no duelo da seleção portuguesa com a Islândia, de apuramento para o Euro2024.

Após duas décadas como titular absoluto da seleção portuguesa, e grande parte com a braçadeira de capitão, Ronaldo foi titular na equipe de Roberto Martínez e, na capital islandesa, num Estádio Laugardalsvöllur lotado com mais de 15.000 pessoas (não estava esgotado há mais de quatro anos), chegou às duas centenas de jogos quando o árbitro da partida apitou para o início da partida.

Antes do arranque do jogo, numa pequena cerimônia no gramado, Ronaldo recebeu uma camisa da seleção lusa com o ‘200’ atrás, outra igual à utilizada na sua estreia, em 2023, com o ‘17’ (embora no seu primeiro jogo usado o número 16) e também uma placa da assinalar o recorde da Guinness World Records, sendo aplaudido de pé por todos os adeptos presentes no estádio.

O jogador nascido na Madeira alcançou mais um recorde na carreira, reforçado o seu legado no trono dos ‘deuses’ do futebol, já depois de se ter tornado no melhor marcador de sempre de seleções (tem agora 122), ultrapassando o número por muito tempo apontado com inquebrável do iraniano Ali Daei (109).

Em março deste ano, Ronaldo já se tinha tornado no mais internacional de sempre, superando kuwaitiano Bader Al-Mutawa.

Tudo começou em 20 de agosto de 2003 num particular frente ao Cazaquistão (1-0), em Chaves, sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari, com Ronaldo, com apenas 18 anos, a ser lançado no arranque da segunda parte.

A marca dos 100 jogos chegou em 16 outubro de 2012, nove anos depois, perante a Irlanda do Norte, no Porto, no caminho para o Mundial2014, no Brasil, num empate (1-1), com Ronaldo a ficar em branco, depois de ter atuado a tempo inteiro no Dragão.

Já depois de ter ultrapassado Luís Figo (127) com o mais internacional de sempre por Portugal, o avançado chegou aos 150 jogos num particular com a Argélia, em 07 de junho de 2018, no Estádio da Luz, em Lisboa, que serviu de preparação para o Campeonato do Mundo, que decorreu nesse ano, na Rússia.

Dia de vitória

A seleção portuguesa de futebol venceu hoje em casa da Islândia, por 1-0, em jogo do Grupo J de apuramento para o Euro2024, decidido por um gol do próprio, Cristiano Ronaldo.

O craque português marcou o único gol da partida aos 89 minutos, numa altura em que Portugal jogava com mais um jogador, depois da expulsão de Willumson (80).

Com quatro jornadas disputadas, a equipe das ‘quinas’ lidera o grupo com 12 pontos, seguida da Eslováquia, que tem 10, e do Luxemburgo, terceiro, com sete. Bósnia e Islândia seguem com três, nos quarto e quinto lugares, respetivamente, enquanto o Liechtenstein é último, sem pontos.

Brasil em Lisboa

Enquanto isso, já a Seleção Brasileira perdeu para o Senegal, por 4 a 2, nesta terça-feira (20), num lotado Estádio José Alvalade, em Lisboa. Os gols da partida foram marcados por Paquetá e Marquinhos para o Brasil. Diallo, Marquinhos (contra) e Mané (duas vezes) fizeram os gols do Senegal.

O amistoso é o último antes da estreia da Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em setembro. A partida em Portugal fez parte da campanha antirracista, protagonizada pela CBF e endossada pela FIFA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *