Comissão bilateral nos preparativos para a Cimeira Luso-Brasileira em Lisboa

Reprodução / Negócios Estrangeiros de Portugal

Mundo Lusíada

No último dia 16, a 9ª Comissão Permanente Bilateral Portugal – Brasil esteve reunida em Lisboa, com vista à preparação da 13.ª Cimeira Luso-Brasileira, prevista para o mês de abril.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, foi possível “registar grande convergência entre as delegações num vasto conjunto de temas de cooperação bilateral, como a mobilidade, a economia, a transição energética, os oceanos, a língua e a cultura, a cooperação na área de segurança e defesa e a ciência”.

Segundo o governo, foi igualmente discutidas as questões mais “relevantes” da agenda regional e internacional. Durante a sessão, que decorreu no Palácio das Necessidades, a comissão debateu os possíveis instrumentos jurídicos a serem assinados por ocasião da Cimeira, que terá presença do presidente brasileiro Lula da Silva, em Lisboa.

A cimeira luso-brasileira deve acontecer entre 22 e 25 de Abril, segundo já anunciou o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, após sua participação na posse do presidente Lula em Brasília.

Na ocasião, deverá também ser feita a entrega do Prêmio Camões a três premiados dos últimos anos, entre eles o cantor brasileiro Chico Buarque. Na agenda, Lula também deve participar de uma sessão solene de boas-vindas no Parlamento português.

Segundo divulgou o jornal O Globo, outro tema que deve estar nesta cimeira é o reconhecimento de títulos e diplomas brasileiros em Portugal, uma reclamação antiga de imigrantes que tentam esbarram em processos lentos.

Em Brasília

Também o Embaixador de Portugal tem se reunido com representantes do governo, em Brasília.

No dia 13 de março, Luis Faro esteve com a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, com quem abordou as relações bilaterais na área do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, designadamente na perspectiva da Cimeira Luso-Brasileira, no próximo mês de abril.

Já no dia 2, o Embaixador, acompanhado pela conselheira política e pelo oficial de ligação da emigração da Embaixada, se reuniu com o Ministro da Justiça do Brasil, Flávio Dino. Na ocasião, foram abordadas as relações bilaterais na área da Justiça e da Administração Interna, também na perspectiva da Cimeira Luso-Brasileira, em Portugal.

Ainda, o Embaixador esteve no dia 1 de março, na sede da SEBRAE nacional, em Brasília, com o Presidente da instituição, Carlos Melles. Na ocasião foram abordados os planos da SEBRAE no âmbito da sua internacionalização em Portugal e as parcerias que estabeleceu, e tenciona estabelecer, para esse efeito.

Segundo o governo brasileiro, o fluxo de comércio entre os dois países cresceu no ano passado 50% em relação a 2021, sendo Portugal o 15º maior investidor estrangeiro no Brasil, com um investimento de cerca de 10 mil milhões de euros, em diferentes áreas, como a das energias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *