Da Redação
O Politécnico de Coimbra (IPC) está no Brasil a desenvolver contatos institucionais e divulgar a sua oferta formativa, intensificar a cooperação e aumentar a captação de estudantes provenientes do país.
Uma comitiva do IPC constituída pelo presidente e vice-presidente do IPC, Jorge Conde e Ana Ferreira e pela técnica de comunicação Jéssica Lopes, participam no projeto Portugal Polytechnics, promovido pelo Conselho Coordenador de Institutos Politécnicos Portugueses (CCISP), com a presença na feira Salão do Estudante em diversas cidades brasileiras, a par de visitas a universidades e colégios para captação de estudantes.
Do programa realizado até ao momento, aconteceu visita ao Centro Paula Souza, em São Paulo, entidade do Governo Estadual que administra as 220 Escolas Técnicas (ETEC’s) e as 66 Faculdades de Tecnologia (FATEC’s), com o objetivo de promover e divulgar junto de estudantes e professores a oferta formativa, oportunidades de intercâmbio e colaborações internacionais, além de recepção oficial do Cônsul-geral em São Paulo, o embaixador António Pedro Rodrigues da Silva.
No último fim-de-semana, a comitiva esteve ainda presente no Salão do Estudante que decorreu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Nesta edição, Portugal é o convidado de honra e a abertura contou com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.
Segundo o presidente do IPC, Jorge Conde, “o IPC tem abraçado as missões ao Brasil como determinantes no caminho da internacionalização” e destacou a retomada de estudantes brasileiros.
“A possibilidade de podermos, em grandes palcos de divulgação, apresentar o que de melhor se faz nas nossas escolas, é a garantia de que todo o investimento tem retorno. Este ano, começa-se a sentir a verdadeira retoma do Brasil. A classe média que se viu financeiramente ameaçada nos últimos anos, volta a ter esperança e a acreditar que pode colocar os filhos a estudar no exterior e nós cá estamos para ajudarmos a cumprir esse desejo”, afirma o responsável.
Nos próximos dias o IPC vai participar no Salão do Estudante que decorre no Rio de Janeiro (Copacabana e Barra da Tijuca) e em Brasília e realizar mais visitas a escolas, destacando-se, no próximo sábado dia 18, a assinatura de um protocolo de colaboração entre o IPC e a Universidade UNINASSAU em Salvador, Bahia.
O Instituto Politécnico de Coimbra é constituído por seis unidades de ensino: Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), além do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) são parte do IPC também.