Mundo Lusíada
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi recebido pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, na tarde desta terça-feira, em Lisboa. A embaixada sediou o encontro da direção da Embratur com os expositores brasileiros que participam da Bolsa de Turismo de Lisboa-BTL, que começa nesta quarta-feira (1º) e segue até domingo (5). O evento reunirá 32 expositores brasileiros e representantes de 75 destinos internacionais.
O encontro contou com a participação da diretora de Negócios e Marketing Internacional da Embratur, Jaqueline Gil, e do gerente de Eventos e Mercados Internacionais, Bruno Reis. O presidente da Embratur destacou que a reunião marca uma nova fase da relação da agência com o trade do turismo.
“A nova Embratur será uma parceira do setor e promoverá o diálogo com todos os atores para que nossas ações sejam mais eficientes e o Brasil se torne um destino internacional mais competitivo. Quero agradecer muito ao embaixador Raimundo Carreiro por ter aberto esse espaço na Embaixada brasileira. É um sinal de que as autoridades públicas e a iniciativa privada estão comprometidas com a promoção do turismo”, avaliou Freixo.
Reis ressaltou que o encontro, que faz parte dos preparativos para a primeira participação da direção da agência em eventos internacionais, é um recado de que a gestão da Embratur será pautada pelo profissionalismo. “As feiras serão plataformas de negócios e geração de novos turistas para o nosso país. Elas são estratégicas para o fortalecimento da competitividade brasileira no turismo internacional”, declarou.
Turistas portuguesas
Nesta primeira viagem da nova gestão da Embratur, Marcelo Freixo destacou que o Brasil tem potencial para dobrar a quantidade de turistas portugueses que visitam o Brasil todos os anos. O evento está hoje sendo aberto pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Encontro de milhões (e de xarás🤭)! No primeiro dia da @BolsaTurismoLx , o presidente da Embratur, @marcelofreixo, esteve com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. pic.twitter.com/stQ3UGOUuD
— Embratur (@EmbraturBrasil) March 1, 2023
“Em 2019, antes do início da pandemia, pouco mais de 176 mil turistas portugueses estiveram no Brasil. Em 2005, esse número era 357 mil. A nossa meta é colocar o turismo do nosso país nesse patamar novamente, através do investimento em inteligência e segmentação de ações para que nossos destinos sejam mais competitivos. Nós vamos retomar as parcerias com os profissionais portugueses, especialmente companhias aéreas, operadores e agentes de viagens”, avaliou Freixo. Em 2022, 149.747 visitantes lusitanos vieram ao Brasil.
Atualmente, o segmento mais procurado pelos turistas portugueses é o sol e praia. Ele corresponde a 55% do total, enquanto o turismo de natureza e o relacionado a cultura respondem a 20% casa um. Para o presidente da Embratur, com inteligência estratégica e foco na segmentação, é possível melhorar a performance nestes dois segmentos sem descuidar dos destinos relacionados a sol e praia.
“Temos um leque amplo de experiências turísticas. Explorando essa diversidade de destinos e apostando na segmentação estratégica dos mercados, nós vamos melhorar nosso desempenho. Hoje 93% dos portugueses que visitam o Brasil querem retornar, nosso potencial de crescimento é enorme”, afirmou.
O presidente ressaltou que o Brasil vive um novo momento, de reabertura para o mundo, e que o turismo tem um papel fundamental na promoção do diálogo e da cooperação internacional.
O evento BTL é reconhecido no setor como o evento mais importante na área do turismo em Portugal, destacando-se também como valioso ponto de encontro de profissionais, apresentando as novidades de empresas lusas e internacionais relacionadas aos setores de Hotéis, Viagens, Operadoras de Turismo, Organizações de Turismo e Gastronomia.
A BLT conta com o apoio do Turismo de Portugal, da Confederação do Turismo, da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) e da TAP, e define-se como um evento destinado à promoção do destino Portugal (incoming) e de destinos internacionais (outgoing), reunindo a oferta turística de norte a sul de Portugal. Em 2022 o evento atraiu mais de 45 mil visitantes, 1407 expositores e 60 destinos internacionais.
São Paulo
Também o Turismo do Estado de São Paulo desembarcar na BTL Lisboa 2023, no Parque das Nações. Ana Clemente e Virgílio de Carvalho, assessores técnicos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo – SETUR/SP- estarão presentes no estande da Embratur juntamente com a Prefeitura de São Paulo, o Visite São Paulo e o Sebrae.
“Nosso objetivo é promover o estado como um destino de lazer e negócios e como um ambiente de oportunidade de negócios e investimentos, além dos procurados turismo de aventura e ecoturismo”, observou o titular da Pasta, Roberto de Lucena. Durante o evento, a secretaria cumprirá uma agenda envolvendo reuniões junto a operadoras, aéreas, imprensa, entidades etc.
Além de encontro com empresários da Missão do Sebrae SP no estande da Embratur, na agenda ainda reunião com Embaixador do Brasil em Lisboa Raimundo Carreiro Silva, e com representantes do Turismo de Portugal.
Fortaleza
A prefeitura de Fortaleza também divulgou estar representada, por meio da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), na 34ª edição BTL. A Setfor participa do evento com um estande próprio, onde apresentará os atrativos turísticos de Fortaleza e projetos da gestão municipal.
“Fortaleza conta hoje com o maior Plano de Promoção e Marketing de sua história, aprovado no ano passado pelo prefeito Sarto. Por meio da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), contamos com quase R$15 milhões para promover Fortaleza nas feiras e demais eventos nacionais e internacionais, como roadshows, press trips, e outros”, destaca Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza.
O gestor observa também a importância de participar de eventos na Europa antes do período de férias no continente. “As férias europeias ocorrem no segundo semestre, então esse é um excelente momento para atrair esses turistas. Estamos levando nossos projetos, apresentando as maravilhas da nossa cidade e mostrando que Fortaleza é perfeita tanto para quem busca relaxar, curtir uma praia e conhecer a culinária local, quanto para quem busca aventuras ou vem a trabalho”, conclui.
A Setfor promove também, em 2 de março, roadshows para operadores e agentes de viagem, sobre potencial turístico de Fortaleza, bem como um pouco da culinária, além de tirar dúvidas com o próprio secretário do Turismo e a equipe presente no evento.
Também a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, marca presença na BTL em Lisboa. Além do stand da Embratur na BTL, com 32 expositores, entre destinos, operadores de turismo, meios de hospedagem, redes hoteleiras, companhias e outros, outros destinos brasileiros marcam presença com stands próprios.
Atualmente, 14 rotas ligam Lisboa e o Porto a 11 estados brasileiros, operadas por 3 companhias aéreas. O Brasil é o país com maior ligação aérea direta com Portugal.