Da Redação
Uma noite para celebrar o Ano-Novo e a genialidade de um autêntico Rei. A programação do réveillon 2023 na cidade do litoral paulista promete fortes emoções ao público que for acompanhar as apresentações no palco montado na praia do Gonzaga e também para quem estiver ao longo da orla santista, neste sábado (31).
Às 22h, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos sobe ao palco acompanhada pela Banda do Síndico para o tributo aos 80 anos do rei da soul music brasileira, Tim Maia. Os 60 músicos reunidos vão tocar clássicos como ‘Não Quero Dinheiro’, ‘Descobridor dos Sete Mares’, ‘Me Dê Motivos’, ‘Primavera’, entre outros.
A Banda do Síndico é formada por músicos que acompanhavam Tim Maia pelos palcos do país. Atualmente a formação conta com Silvério Pontes (trompete), Tinho Martins (sax), Toca Delamare (teclados), Paulinho Black (bateria), Adriano Giffoni (contrabaixo), Nando Chagas (guitarra), Jhonson Almeida (trombone), Jeferson Victor (trompete) e Bruno Maia (voz). O show contará também com a participação especial da cantora santista Didi Gomes.
Às 23h30, a Sinfônica de Santos executará os dois hinos do Santos Futebol Clube: o oficial ‘Sou Alvinegro da Vila Belmiro’ (Carlos Henrique Paganetto Roma) e ‘Leão do Mar’ (MangeriNeto e Mangeri Sobrinho), que embalaram as conquistas do Peixe nos tempos de Pelé.
Na sequência, às 23h40, 80 drones sobre o palco vão desenhar no céu figuras que retratam a trajetória do Rei Pelé. Os aparelhos voadores ganharão formas e cores que vão representar a origem do Rei, na cidade mineira de Três Corações, a chegada ao Santos FC, suas conquistas pelos campos do mundo e o surgimento de uma lenda do esporte mundial. Importante ressaltar que, caso as condições climáticas não permitam, o show com os drones não será realizado.
No primeiro segundo de 2023 terá início o show pirotécnico para receber em grande estilo o novo ano. Serão 14 minutos de fogos multicoloridos, resultando em um espetáculo de cores e luzes, que promete emocionar o esperado público de um milhão de pessoas na orla.
No show de fogos deste ano será utilizada tecnologia de baixo estampido (ruído reduzido), a mesma usada em Dubai, na Disney, em Pequim e nas viradas do Rio de Janeiro e Florianópolis. Os artefatos estarão distribuídos em 10 embarcações ao longo da orla, ancoradas a 400 metros da areia, garantindo tranquilidade e segurança ao público.
Com média mensal de cinco mil visitantes, o Museu Pelé teve público superior a seis mil pessoas em um único dia, na sexta-feira (30), data seguinte à morte do Rei do Futebol. Foi o maior público diário desde a inauguração do equipamento, em 2014. O recorde foi alcançado antes das 17h. Além de atrair muitos turistas de várias partes do mundo, a atração no Valongo também recebeu equipes de TV do País e do exterior.
Quatro pontos da Cidade receberam arranjos de flores em honra a Pelé: o monumento da camisa 10, localizado na entrada da Cidade, ao lado do Viaduto Paulo Gomes Barbosa; o Museu Pelé, no Centro Histórico, e a praça onde fica a estátua de Pelé, no cruzamento entre as avenidas Almirante Cóchrane e Epitácio Pessoa. No Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura, um arranjo que forma a grafia do nome Pelé.
Por sete dias, o Viaduto Paulo Gomes Barbosa, na entrada de Santos, permanece iluminado com as cores verde e amarelo em referência à história do Rei com a camisa da seleção brasileira.