Por Odair Sene
O presidente do Centro Cultural Português de Santos, José Duarte de Almeida Alves, juntamente com seus diretores, recepcionou muitas autoridades no último dia 30 de novembro na sede da entidade, para o evento comemorativo de aniversário de 127 anos de fundação dessa que é uma das maiores representantes da presença portuguesa no Brasil.
Com protocolo da solenidade aos cuidados de José Octavio Sousa, quem abriu a solenidade após a apresentação foi o presidente Duarte após os hinos de Portugal, Brasil e de Santos. O belíssimo e requintado salão em estilo neomanuelino da entidade (único no Estado de São Paulo) localizado à Rua Amador Bueno, 188, Centro Histórico de Santos abriga a sede administrativa e cultural da instituição, além de simbolizar um grande elo de Santos com Portugal.
Destaque para autoridades como o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, que compareceu pela primeira vez na condição de representante máximo do Estado português, tendo inclusive descerrado uma placa em sua homenagem pela visita oficial.
Na ocasião várias autoridades da região estiveram presentes como o Prefeito de Santos Rogério Santos, que é cidadão luso brasileiro, bem como o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, o presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson Júnior, também o Cônsul Geral Adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, e autoridades luso brasileiras, como o presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo, Manuel Magno Alves, o presidente da Casa de Portugal de São Paulo, Antônio dos Ramos.
Além de presidentes e diretores de outras associações portuguesas como da Casa da Madeira de Santos Roberto Faria, da Associação Portuguesa Santista como o dirigente Emerson Coelho, o próprio José Augusto do Rosário e o advogado Alexandre Ramos Antunes, muitos empresários locais também compareceram como representantes do Grupo Mendes por exemplo: Paulo Mendes, Alex e a Dona Celeste Mendes, e muitos convidados além da comunicação social também.
O evento também teve objetivo de divulgação do site “TV Portuguesa” lançado em parceria com o Centro Cultural Português, e uma agência de comunicação local, dirigido para o público luso santista. Segundo a apresentação, o site terá como objetivo divulgar os eventos da comunidade local, e “preencher uma lacuna” na comunicação social da região, enfocando as notícias e eventos realizados pela comunidade da baixada, especialmente atividades do próprio Centro Cultural Português. Além de trazer links para jornais portugueses.
Os prefeitos de Santos e de São Vicente – Rogério Santos e Kayo Amado também parabenizaram a entidade pelo aniversário de fundação. Ambos referiram que o Centro Cultural representa muito bem as tradições portuguesas no Brasil.
Assim como o Cônsul Geral Adjunto Jorge Longa Marques que falou sobre a presença lusa especialmente dessa entidade “que preserva a cultura portuguesa”, ele disse que 127 anos “é uma marca fantástica ainda mais fazendo uma relação com o Brasil em seus 200 anos de independência e esta marca portuguesa em santos com 127 anos, “que é um marco da nossa comunidade não só em Santos mas em toda a comunidade, o próprio edifício em si é um marco arquitetônico importantíssimo”, disse ressaltando conhecer este e apenas mais um no Rio (o Real Gabinete Português de Leitura). “O Centro Cultural Português é também uma marca e um marco da união entre Portugal e o Brasil, que se vive em todos os níveis da sociedade e que assim seja por muitos anos”.
Autoridade máxima de Portugal no Brasil, o Embaixador Luís Faro Ramos agradeceu ao presidente José Duarte de Almeida Alves pela honra de ter ali uma placa na parede fixada com seu nome, descerrada nesta data, para ficar perpetuado perante a sociedade local. Luís Faro Ramos fez questão de deixar os parabéns e elogiar a edificação tradicional portuguesa que, segundo ele lembrou, só tem outro igual no Rio de Janeiro.
“Quase que não tenho palavras para descrever a importância de instituições como esta para a preservação e para a visibilidade do nosso país aqui no Brasil. Porque nós temos que honrar o passado para entender o presente e projetar nosso futuro”, disse.
Em entrevista à comunicação social o embaixador também disse que “cada vez mais há uma demanda, uma procura por nacionalidade portuguesa por brasileiros de segunda, e terceira geração, descendentes de pessoas que vieram para o Brasil há muitos anos atrás e querem continuar a ter a sua raiz da portugalidade bem marcada”, referindo que isso “é muito importante”, porque são pessoas que “estão a voltar a descobrir o nosso país e fazem com que nossa comunidade continue viva e importante”.
O comandante da festa, o presidente José Duarte falou também em entrevista que o objetivo do Centro Cultural é antes de tudo a cultura, “é manter nossas tradições entrelaçamento entre as entidades portuguesas e luso-brasileiras para que a gente continue com máxima força”, disse reforçando que “essa cultura está enraizada no sangue da comunidade luso-brasileira”.
Impecável no protocolo desta noite, o diretor José Octávio Sousa disse que a festa organizada “cumpriu os objetivos de comemoração do 127 anos de fundação da nossa entidade, da Restauração da Independência de Portugal, do lançamento do portal e a honrosa visita oficial do Embaixador de Portugal”.
O diretor ainda destacou a presença de “altas autoridades” municipais da cidade e região, além de entidades representativas e membros da comunidade portuguesa. “Procuramos todos com a liderança do presidente e sua esposa [Fátima] conduzir toda a solenidade com respeito, disciplina que a mesma exigia. Missão cumprida.”
Os convidados ainda se uniram aos diretores no “parabéns” marcando assim uma grande noite marcante para a instituição que se tornou um marco da cultura portuguesa na Baixada Santista.