Da Redação
A BANTUMEN, plataforma online focada na cultura negra da Lusofonia, revelou neste sábado, 3 de dezembro, a Power List 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia em 2022. O evento anual de apresentação da iniciativa aconteceu no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
Nomes como Ivandro (Artista de Música), Zicky Té (Futsalista), José Lino Neves (Vice-Presidente Ass. Batoto Yetu Portugal), Alice Neto Sousa (Poeta), Janice Silva (Futsalista), Grada Kilomba (Artista interdisciplinar), Mónica de Miranda (Artista e Investigadora Cultural), entre vários outros nomes, compõem a lista de 2022 das 100 Personalidades Negras Mais Influentes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique.
Foram celebradas personalidades de diversas áreas de atuação, desde artistas, acadêmicos, influenciadores digitais, desportistas, empreendedores e muito mais, que criam um impacto positivo e notável na sociedade.
A lista de homenageados foi apurada através de um sistema de votação que incluiu as sete plataformas editoriais parceiras, com 74 jornalistas e produtores de conteúdo, em seis países diferentes.
Este ano, foram também atribuídos prêmios a três empreendedores e agentes de inovação. O “Djassi Award” foi para Ricardo Lima, Head of Startups da Web Summit, que se destacou pelo seu papel impulsionador de ecossistemas de inovação favoráveis a Afro-empreendedores. O galardão de “Empreendedor Promissor BANTUMEN”, entregue em parceria com a Startup Portugal, foi atribuído a Nuno Varela, fundador do espaço comunitário Kriativu, em Chelas, um projeto de impacto social que impulsiona jovens explorarem o seu talento. Por sua vez, António Rocha, fundador da startup Smartex, venceu o “Prémio de Mérito – Empreendedor BANTUMEN”, também em parceria com a Startup Portugal, pelo seu incrível espírito de inovação e irreverência no ecossistema empreendedor.
Cláudio Bento França, pivô da SIC, foi o anfitrião do evento de apresentação da iniciativa, que foi animada ainda pelas atuações em palco da produtora, cantora e multi-instrumentista Nayela, o quarteto de cordas Active Mess e o trio de arte performativa Aurora Negra (Nádia Yracema, Isabél Zuaa e Cleo Diara).
Do Brasil, aparecem nomes como a jornalista da CNN, Basília Rodrigues, Juliana Souza, advogada, ativista e escritora, Rodrigo França, cineasta, autor e artista. Ainda de Portugal estão desportistas como o jogador Rafael Leão, Auriol Dogmo, Janice Silva, Zicky Té e outros. Conheça todos os nomeados, as suas histórias e percursos de excelência no site Power List 100.
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. Com base em Lisboa, o projeto editorial teve início em 2015 e espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, independentemente da sua localização geográfica.