Casa de Portugal de São Paulo faz festa de 76 anos com jantar, homenagem e show

Por Odair Sene

Julio Rodrigues, Carlos Alberto de Nóbrega, e Paulo Freitas.

Fundada em 1935, a Casa de Portugal de São Paulo comemorou na sexta feira, dia 16, 76 anos de existência com um jantar no qual prestou homenagem ao apresentador do SBT Carlos Alberto de Nóbrega e ofereceu aos convidados um show com Moacyr Franco.
O evento foi aberto com um coquetel na Galeria de Arte da casa, local onde os convidados puderam apreciar muitos quadros ali expostos.
Antonio Júlio Machado Rodrigues, presidente da casa, usou da palavra após a abertura feita pelo diretor Vasco Monteiro e execução dos hinos de Portugal e Brasil. Júlio Rodrigues disse que sua diretoria trabalhou muito para organizar uma “festa simples”, porém “com pompa e circunstância” que ela requer.
Chamando a casa de “ícone da família portuguesa” pela forma como apresenta Portugal, com folclore, cultura, religião e muita representatividade, o presidente deu ênfase ao homenageado, que é um homem de televisão, um artista e um luso descendente da Madeira.
O diretor da casa, Paulo Machado, procedeu a apresentação do homenageado, Carlos Alberto de Nóbrega, de 75 anos, natural de Niterói, Rio, onde nasceu em março de 1936. Ele iniciou a carreira em 1954, escrevendo quadros humorísticos para o programa Manuel de Nóbrega, na Rádio Nacional, em São Paulo. Escreveu para diversos programas de televisão, e atuou ao lado de Ronald Golias na TV Paulista e Praça da Alegria ao lado de seu pai, Manoel de Nóbrega.
Trabalhou na TV Rio, na Record de São Paulo, em 1966 passou a escrever ao lado de Jô Soares, trabalhou na TV Tupi, na TV Globo permaneceu por 11 anos escrevendo, dirigindo e atuando no programa Os Trapalhões.
Em 1997 foi para o SBT a convite de Silvio Santos, onde passou a apresentar o programa A Praça é Nossa. Por esta trajetória a diretoria escolheu, por unanimidade, o nome do artista para receber a Comenda da Ordem do Mérito Infante Dom Henrique (histórica figura de Portugal conhecido como Infante Dom Henrique de Avis, que viveu de 1394 a 1460), foi a mais importante figura do início da era das descobertas.
Chamado à frente Carlos Alberto ficou emocionado ao lembrar de uma passagem junto do tio Fernando Nóbrega, em Portugal, oportunidade que teve para rever a pobre casinha onde seu avo e seu pai viveram na Camacha, uma pitoresca vila do concelho de Santa Cruz, situada no interior da Ilha da Madeira.
Agradeceu ao tio Fernando Nóbrega, de 80 anos, ali presente, por tê-lo “ensinado a amar Portugal” e falou da sua fase atual ao lado da ex-miss Brasil (1987) Jacqueline Ribeiro Meirelles.
Outro atrativo foi o sorteio de uma passagem para Portugal oferecida pela Numatur Turismo, o felizardo ganhador foi David Abrantes de Carvalho, que recebeu o documento no palco, das mãos do diretor da empresa, Paulo Freitas. Em seguida foi servido o jantar pelo “O Marquês”. A noite foi encerrada com show do cantor brasileiro Moacyr Franco, interpretando ao vivo seu conhecido repertório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *