Proteger e monetizar a propriedade intelectual sempre foi uma questão fundamental na indústria de entretenimento. A tecnologia blockchain traz benefícios para todo o setor, alterando potencialmente no futuro a maneira como as informações são criadas, consumidas e protegidas.
Embora o blockchain seja mais popular no mundo das criptomoedas, mais recentemente sendo aplicada em plataformas de jogos de azar conhecidas como ‘crypto casino’, por exemplo, a nova tecnologia tem o potencial de permitir uma ampla variedade de aplicações em negócios de diversos setores.
A indústria de entretenimento é um caso intrigante devido a dois problemas que atormentam até hoje o setor à medida que o mercado migrou para o domínio digital: a capacidade de proteger e monetizar o seu produto.
O começo de uma nova era
Embora a tecnologia blockchain ainda esteja em sua “infância”, dada a empolgação em torno as suas inúmeras aplicações, não é cedo demais para os negócios que envolvem entretenimento considerarem as possíveis ramificações da tecnologia.
Uma rede blockchain tem a capacidade de alterar fundamentalmente como algo é criado, distribuído e consumido – e as implicações para criadores de conteúdo e detentores de propriedade intelectual são significativas demais para serem ignoradas.
Aplicações práticas de blockchain
A tecnologia blockchain tem o potencial de alterar uma variedade de áreas, mas particularmente aquelas em que os participantes se beneficiariam de maior segurança e transparência, como distribuição de pagamentos, monetização e execução de contratos.
Micro pagamentos de conteúdo
Ao incluir a mídia atrás de paywalls baseados em assinatura, os editores de conteúdo correm o risco de perder receita de clientes que não estão dispostos a pagar por uma assinatura inteira, mas pagariam um custo menor para ler um único artigo ou assistir um episódio de um programa – uma solução blockchain pode resolver o problema através de micro pagamentos.
Abolição do conteúdo agregado
A estrutura descentralizada da tecnologia blockchain pode permitir que criadores de conteúdo (como artistas ou escritores) distribuam seu trabalho diretamente aos clientes, contornando os métodos tradicionais de distribuição e permitindo que os criadores de conteúdo mantenham uma parcela maior de dinheiro.
Isso pode ter um efeito cascata em todos, desde meios de comunicação colossais até blogs independentes, permitindo que os artistas estabeleçam contato direto com os consumidores.
Distribuição de royalties.
A coleta e distribuição de royalties na indústria da música, por exemplo, tornaram-se mais complicadas e opacas à medida que os serviços de streaming de música cresceram em popularidade.
Cada vez que uma música é transmitida ou usada em uma transmissão de televisão, o distribuidor é obrigado a compensar o detentor dos direitos autorais da música. Ainda assim, podem surgir divergências sobre a precisão e a taxa de tais royalties.
Ao executar automaticamente as condições de um acordo entre partes, os contratos inteligentes criados em uma rede blockchain e associados a uma música específica podem adicionar precisão, velocidade e confiança ao processo.
Preparando-se para o blockchain
A indústria de entretenimento é uma indústria orientada por contratos que valoriza a proteção da propriedade intelectual. A tecnologia blockchain pode aumentar os ganhos de criadores de conteúdo e empresas de mídia permitindo preços baseados em consumo em tempo real.
À medida que a tecnologia blockchain avança, os executivos das indústrias de mídia e entretenimento devem se educar sobre a tecnologia e suas possíveis aplicações para seus negócios.
Será fundamental entender como o blockchain se encaixa na estratégia geral da empresa, suas prioridades e se a tecnologia pode impactar materialmente o modelo de negócios.
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