Abel Ferreira recebe prêmio da Federação Portuguesa entregue em São Paulo

Da Redação

O técnico Abel Ferreira foi condecorado com o troféu Quinas de Ouro, mais alta distinção concedida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a treinadores do país. A cerimônia foi realizada dia 20 na sede da entidade, em Lisboa.
O comandante bicampeão da Conmebol Libertadores, que não pôde estar presente devido a compromissos com o Palmeiras, recebeu o prêmio das mãos do ex-atacante Helder Postiga, atual diretor da FPF.

Companheiro de Abel nos tempos de Sporting-POR, Postiga viajou a São Paulo exclusivamente para entregar o troféu ao amigo. Ele aproveitou a ocasião para conhecer a Academia de Futebol e, em conversa com o técnico palestrino, afirmou ter se impressionado com a infraestrutura oferecida pelo Alviverde a seus atletas e demais colaboradores. O dirigente português ganhou da presidente Leila Pereira uma camisa personalizada do clube.

Além de Abel Ferreira, foram agraciados com Quinas de Ouro outros dois treinadores portugueses que conquistaram títulos internacionais na última temporada: José Mourinho, campeão da Conference League pela Roma, da Itália, e Leonardo Jardim, que ganhou a Liga dos Campeões da Ásia à frente do Al-Hilal, da Arábia Saudita.

O comandante Abel dedicou o prêmio à Família Palmeiras. “Quando olho para este troféu, eu penso nos meus jogadores e em todos que me ajudaram a chegar a este nível. Foram eles quem me fizeram ganhar títulos e sabem do respeito e admiração que tenho por cada um deles”, disse Abel. “Gostaria de dividir esta premiação com a torcida palmeirense e com todos que trabalham pelo clube e contribuem com a sua excelência. Deixo também uma palavra de agradecimento à Federação Portuguesa de Futebol por essa distinção. Como já disse várias vezes, a gratidão é a memória do coração.”

Cerimônia em Lisboa

Em Oeiras, a cerimônia promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, reuniu talentos para mais uma edição da gala Quinas de Ouro.

José Mourinho subiu a palco para ser distinguido pela conquista na Conference League. O técnico português é pioneiro na conquista das três principais competições europeias: Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.

“Acordei hoje com a notícia que fazia 22 anos desde o primeiro dia em que fui treinador. Acordei com uma fotografia que me mandaram quando fui apresentado no Benfica. 22 anos depois, continuo a gostar de treinar da mesma forma, de jogar da mesma forma, de ganhar, de odiar perder, continuo a ser expulso da mesma forma. Nada mudou”, expressou José Mourinho, após receber o prêmio.

O último destaque foi para o treinador Leonardo Jardim que, ao serviço do Al Hilal, venceu a Liga dos Campeões Asiática, tornando-se assim o primeiro técnico português a triunfar nesta prova.

Também Cristiano Ronaldo, o atacante dos ingleses do Manchester United, recebeu o prêmio por se ter tornado no maior goleador de seleções. O ponta de lança luso, de 37 anos, tornou-se no maior goleador a nível internacional em 01 de setembro de 2021, então ao ultrapassar a cifra dos 109 gols do já retirado iraniano Ali Daei, no encontro com a República da Irlanda, no Estádio Algarve, onde anotou um ‘bis’ na reta final do encontro da fase de qualificação para o Mundial2022.

Mais Premiados
A Gala das Quinas de Ouro 2022 também premiou todas as equipas que estiveram em destaque na última temporada.

No futebol, a equipa de sub-19 do Benfica, vencedora da Youth League e da Taça Intercontinental, a equipa feminina de futebol do Benfica, bicampeã nacional, o FC Porto, campeão da I Liga, e o Rio Ave, atual detentor do título do segundo escalão, foram igualmente distinguidos.

Foram ainda distinguidos a seleção feminina de futsal universitário, que se sagrou campeã mundial.

Ainda no futsal, foram galardoados Ricardinho, que já se retirou da carreira internacional, Zicky Té, João Matos e Ana Azevedo, enquanto no futebol de praia, a seleção sénior masculina foi distinguida pela conquista da Liga Europeia em 2021.

O último prêmio da noite foi entregue ao selecionador português de futsal, Jorge Braz, que conduziu Portugal à conquista da primeira edição da Finalíssima, que juntou ao bicampeonato europeu e ao título mundial.

Na vez dos campeões nacionais de futebol serem chamados – FC Porto (masculinos) e SL Benfica (femininos). Vítor Baía recebeu o prêmio em nome dos dragões, sendo que as encarnadas fizeram-se representar por Kika Nazareth.

CR7
Um dos distinguidos da noite, Cristiano Ronaldo assumiu o desejo de estar presente no Mundial2022 e no Euro2024. CR7 garantiu que o seu caminho “ainda não terminou”, pelo que quer participar no Mundial do Qatar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, e no Euro2024, na Alemanha.

“O meu caminho ainda não terminou, vão levar um bocadinho mais de carga do Cris. Sinto-me ainda motivado, a minha ambição está lá em cima. Estou numa seleção com muitos jogadores jovens com um futuro extraordinário. Quero continuar a fazer parte [da seleção] no Mundial [do Qatar] e no Europeu [de 2024], assumo já. Já tinha saudades de receber um prêmio”, manifestou o ‘capitão’ da equipa principal das ‘quinas’, pela qual contabiliza um total de 117 gols em 189 jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *