Destaques da Semana: Liga dos Campeões, Benfica imparável

Imagem FrodeCJ por Pixabay

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

 

Taças europeias

Liga dos campeões

Benfica imparável

Depois de vencer em casa o Macabi por 2×0, o Benfica foi na quarta-feira (14/09) até Turim enfrentar a Juventus, e sofreu um baque forte quando logo aos 4 minutos, num descuido de toda a zaga, permitiu que os donos da casa abrissem o marcador através de Milik, de cabeça. O gol até fez a equipe encarnada se enervar em campo, mas ânimos assentados, o time luso começou a jogar seu futebol e voltou a equilibrar as forças após 20 minutos de tormenta, mandando bola na trave, criando jogadas perigosas e finalmente empatando quando no final da etapa inicial Gonçalo Ramos sofreu um pisão dentro da área, com o VAR assinalando pênalti, brilhantemente convertido por João Mario. Já para a etapa final, com os ânimos fortalecidos, o Benfica dominou a maior parte do jogo, criou oportunidades e concluiu a virada numa jogada em que Enzo Fernandez ganhou de Milik, tocou para Gonçalo Ramos, que bloqueado pelo zagueiro italiano viu a bola sobrar para o belo chute de Rafa, com rebote do goleiro Perin, e conclusão para o gol de David Neres. Mesmo com a vantagem no placar o Benfica continuou pressionando, mandando mais uma bola na trave e por pouco não ampliou o marcador. Vitória importante que coloca o time da Luz na liderança do grupo ao lado do PSG que venceu fora o Macabi por 3×1. No próximo dia 5 de outubro o Benfica recebe o PSG, enquanto a Juventus recebe o Macabi.

PORTO CAMINHA LADEIRA ABAIXO

Depois da derrota fora, semana passada, nos minutos finais para o Atlético na Espanha, o Porto recebeu na terça-feira (13/09) o Brugge da Bélgica, que no seu jogo inicial vencera o Bayern Leverkusen em casa. Com uma defesa batendo cabeça e ainda composta por Pepê, que é atacante, na lateral, o time dos dragões foi surpreendido de cara com um pênalti contrário que foi convertido pelo Brugge aos 15 minutos através de Ferran, abrindo o placar que permaneceu assim até o final do tempo inicial. Para a etapa complementar Sérgio Conceição fez algumas mudanças que além de não surtirem efeito, foram anuladas com o 2º gol do Brugge, aos 2 minutos, marcado por Kamal. Aos 7 minutos, nova bobeira da zaga que permitiu que um único jogador entre 4 portistas tocasse a bola para Andreas fazer o 3×0. E no penúltimo minuto, a tampa do caixão foi fechada com Antônio Nusa concluindo o placar em 4×0, que por sua vez coloca os dragões em último lugar do grupo sem ponto algum, e tendo sofrido 6 gols e marcado apenas 1. No outro jogo do grupo o Bayern Leverkusen venceu em casa o Atlético de Madrid por 2×0. Ao final do jogo, o carro em que estava a esposa do técnico Sérgio Conceição, junto com o filho Rodrigo de 22 anos e que esteve como suplente ontem, e o filho menor de 7 anos, foi apedrejado e ameaçado por torcedores portistas. A próxima rodada acontecerá apenas a 4 de outubro quando o Porto receberá em casa o Bayer Leverkusen, que ocupa o 2º lugar do grupo (ao lado do Atlético), liderado pelo Brugge com 6 pontos em 2 jogos.

Sporting Se Impõem E Vence Tottenham

O Sporting jogou na terça-feira (13/09) em Alvalade frente ao Tottenham, que liderava o grupo ao lado dos leões. O primeiro tempo teve maior domínio inglês, com o time luso apenas se defendendo e tentando cansar o adversário. Num desses lances, já nos acréscimos da etapa inicial, Marcus Edwards fez jogada fantástica pela direita, driblando 4 jogadores e concluindo dentro da área para a defesa milagrosa, com o calcanhar, do goleiro Loris. Já para a etapa complementar o Sporting impôs mais seu jogo, com personalidade, criando jogadas de perigo, embora sendo por vezes também atacado pela forte equipe inglesa. E quando todos acreditavam que a partida terminaria sem gols, já nos acréscimos, Pedro Porro fez uma bela jogada a entrada da área inglesa, chutando colocado, para defesa maravilhosa de Loris espalmando para fora. Na cobrança do escanteio, Paulinho, que acabara de entrar, subiu mais alto que toda defesa adversária, abrindo o placar para os leões. E quando os ingleses tentaram o tudo ou nada, o Sporting armou um grande contra-ataque pela esquerda, com Artur Gomes, outro que acabara de entrar, que com duas fintas secas dentro da área e até bola entre as pernas do zagueiro brasileiro Emerson, fez um golaço, o 2º dos leões, que deu números finais ao marcador e a liderança isolada para a equipe de Alvalade, com 6 pontos em dois jogos. No outro jogo do grupo o Marselha perdeu em casa para o E.Frankfurt por 1×0. A próxima rodada acontece apenas a 4 de outubro quando o Sporting viaja até a França para enfrentar o Marselha.

 

Liga Europa

Braga vence no sufoco

Depois da vitória fora contra o Malmo na partida inicial, o Braga recebeu na quinta-feira (15/09) o Union Berlin (atual líder do campeonato alemão), que deu trabalho e criou inúmeras oportunidades de gol na etapa inicial. Já para o 2º tempo a equipe portuguesa passou a ditar as regras, se impor e fez por merecer o gol da vitória de 1×0, marcado por Vitinha aos 32 minutos. No outro jogo o St.Gilloise bateu o Malmo por 3×2, e agora divide com o Braga a liderança do grupo com 6 pontos. A próxima rodada acontecerá a 6 de outubro marcando o encontro dos líderes do grupo em Braga.

Fernando Santos Convoca Seleção Para Liga Das Nações

O técnico Fernando Santos convocou na quinta-feira (15/09) a Seleção Portuguesa para os próximos 2 jogos da Liga das Nações, dia 24 fora contra a República Tcheca e no dia 27 em Portugal contra a Espanha. Os espanhóis lideram o grupo com 8 pontos, seguidos por Portugal com 7 e República Tcheca com 4. A única novidade foi a convocação do defesa do Lille, Tiago Djalo. Eis a lista:

Goleiros => Rui Patrício, Diogo Costa e José Sá.

Zagueiros => Dalot, Cancelo, Danilo, Pepe, Ruben Dias, Tiago Djalo, Nuno Mendes e Guerreiro.

Médios => Palhinha, Ruben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Mário, Matheus Nunes, Vitinha e Willian Carvalho.

Atacantes => Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Pedro Neto, João Félix, Rafael Leão, Rafa Silva e Ricardo Horta.

SUPERLIGA TEMPORADA 2022/2023

A Superliga Portuguesa temporada 2022/2023 teve a sua 6ª jornada concluída na segunda-feira (12/09), quando o Vizela recebeu o Estoril e perdeu por 1×0.

Já a 7ª jornada teve início na sexta-feira com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (16/09)

Portimonense 1×0 Chaves (20:15h)

Sábado (17/09)

S.Clara 1×1 Paços de Ferreira (15:30h)

Gil Vicente 2×2 Rio Ave (15:30h)

Estoril 1×1 Porto (18:00h)

Boavista 2×1 Sporting (20:30h)

Domingo (18/09)

Arouca 2×2 V.Guimarães (15:30h)

Benfica 5×0 Marítimo (18:00h)

Casa Pia 1×0 Famalicão (18:00h)

Braga 2×0 Vizela (20:30h)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

No último final de semana a equipe de hóquei do Benfica conquistou a Supertaça ao bater na final, no Pavilhão Municipal de Barcelos, o Porto por 4×2.

Porto

A justiça comum portuguesa condenou em última instância, após 3 anos decorridos do processo, a SAD portista, o Porto Canal e o diretor de comunicações Francisco J. Marques, a indenizarem o Benfica, em 1 milhão de euros pela SAD portista, em 605 mil euros pelo Porto Canal e em 605 mil euros pelo diretor de comunicações Francisco Marques, por danos de imagem e concorrência desleal devido a divulgação de e-mails da SAD encarnada no programa Universo Porto da Bancada.

Portugueses pelo Mundo

O STJD do Brasil absolveu nessa semana, baseado em 5 perícias de leitura labial, o jogador português do Corinthians, Rafael Ramos, da acusação de injúria racial contra o jogador Edenilson do Inter de Porto Alegre. Contudo, o jogador do time gaúcho entrou com uma queixa crime na justiça comum que foi acatada pelo ministério público.

Abel Ferreira, que foi acusado pejorativamente pelo jornalista Mauro Cezar Pereira de ter visão colonizadora, por conta do treinador português ter afirmado que Gabriel Veron (à época em que defendia o Palmeiras e que foi flagrado em noitada à véspera de uma partida) precisaria ainda evoluir muito a nível de educação e como homem, entrou com queixa crime contra o polêmico jornalista pedindo 50 mil reais de indenização por danos morais e injúrias.

O Manchester United foi até a Moldávia enfrentar o Sheriff na quinta-feira (15/09) pela Liga Europa, e venceu por 2×0, com o 2º gol sendo assinalado por Cristiano Ronaldo de pênalti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *