Da Redação
No dia 15 de setembro, aconteceu no Centro Cultural Português em Brasília, o lançamento do Prêmio Literário da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.
A CMLP lança o Prêmio Literário da instituição com o objetivo de “valorizar a interação, compreensão, respeito e a ligação entre os médicos dos vários países da lusofonia”.
“Esse é o início de uma trajetória que vai levar a cultura e o humanismo à cooperação científica e técnica dos países de língua portuguesa” disse o presidente da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), Jeancarlo Cavalcante, ao lançar o Prêmio Literário da instituição.
A solenidade foi acompanhada por dirigentes de entidades médicas e por embaixadores de países lusófonos. O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, participou no evento através de mensagem em vídeo.
Presente na solenidade, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, elogiou a iniciativa e afirmou que todos que exercem a medicina têm histórias para compartilhar com o mundo. “No cotidiano de consultórios, emergências e hospitais, se repetem situações que vão do riso às lagrimas. Certamente, os médicos que enviarem seus trabalhos para concorrer a esse prêmio vão nos emocionar, revelando com sensibilidade os desafios de cuidar da saúde dos nossos povos”.
Essa expectativa também foi compartilhada pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, que parabenizou a CMLP pelo projeto afirmando ser “importante ampliar as publicações em língua portuguesa, que é a quinta língua mais falada no mundo, e somar conhecimentos dos países que, ao longo dos tempos, houve sempre escritores, médicos, alguns até diplomatas, como João Guimaraes Rosa”.
O Embaixador de Portugal integrou a mesa de abertura do evento e interveio na mesa redonda subordinada ao tema “em português nos entendemos”.
A iniciativa teve o apoio da Ordem dos Médicos de Portugal e também contou com a cooperação do Concelho Federal de Medicina (CFM), da Ordem dos Médicos de Angola, da Ordem dos Médicos de Moçambique e da Ordem dos Médicos de Cabo Verde.
Este prêmio pretende distinguir “médicos nacionais dos Países da Lusofonia, devidamente inscritos nas respectivas ordens dos médicos ou associações médicas, podendo apresentar cada concorrente até dois trabalhos. Entre os gêneros literários, poderão concorrer poemas, contos e ou obras de ficção/romance, que tratem sobre a problemática da saúde no Espaço da Lusofonia”.
O trabalho vencedor do 1º lugar receberá prêmio em dinheiro, no valor de 1.000 euros e um diploma. Às demais obras selecionadas, serão atribuídas menções honrosas, representadas em estatuetas e obras de arte, segundo a CMLP.
Para concorrer, o interessado deve enviar os trabalhos até 31 de dezembro de 2022 para o e-mail [email protected]. Mais informações no edital do Prêmio Literário da CMLP.