Mundo Lusíada
Diversas instituições e casas portuguesas lamentaram a morte de Toninho Paiva, que faleceu nesta terça-feira (26/7) aos 80 anos. O ex-parlamentar encerrou sua trajetória política em 2021, após exercer sete mandatos consecutivos por quase três décadas. Ele deixa viúva, dois filhos e cinco netos.
Nascido na cidade de São Paulo, Antônio de Paiva Monteiro Filho , desde sua primeira eleição em 1992, trabalhou criando leis nas áreas da saúde, meio ambiente, educação, esportes, terceira idade, transportes e assistência social. O político também atuou como integrante de várias comissões do Legislativo paulistano.
Autor de iniciativas que promoviam a integração Brasil-Portugal e apoiador de vários projetos na comunidade lusa, Paiva foi lembrado por instituições luso-brasileiras que contaram com seu apoio ao longo dos anos, como Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, Casa dos Açores de SP, Arouca SP Clube, e outros. “Um homem íntegro, humano, que lutou por grandes causas principalmente no nosso meio da comunidade portuguesa, sempre ajudando a construir, desenvolver e realizar os sonhos da nossa população. Sem dúvida ele foi um político, pai, avó e amigo exemplar, e deixará em nossas lembranças e na nossa história seu legado” divulgou em nota o Rancho Folclórico Santa Marta dos Navegantes.
A Câmara Municipal de São Paulo também lamenta a morte do ex-vereador Toninho Paiva (1942-2022). Ao longo desses 28 anos na Câmara Municipal, foi presidente de comissões como a do Idoso e de Assistência Social, de Administração Pública, de Saúde, Promoção Social e Trabalho e de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, entre outras.
Também o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), divulgou nota de pesar pela sua morte e decretou luto oficial de três dias na capital paulista. “Com profundo pesar, recebi a notícia da passagem do ex-vereador Toninho Paiva. Durante quase 30 anos, Toninho Paiva representou a população do Tatuapé, na Zona Leste, com destaque especial para os idosos. Em nome da cidade de São Paulo, meus sinceros sentimentos à família, parentes e amigos”, disse prefeito.
Já a FPFS – Federação Paulista de Futsal prestou solidariedade e agradeceu ao Ex-Vereador pelos serviços prestados a modalidade. A entidade que administra e organiza o esporte das quadras em São Paulo, declarou que Paiva foi um dos parceiros importantes para o Futsal Paulista, ajudou na renovação da concessão (Ginásios Presidente Ciro I e II) de uso de área de propriedade municipal à FPFS por mais 40 anos, sendo este projeto de lei de sua autoria, entre outras iniciativas.
Ainda, o Sport Club Corinthians Paulista declarou em nota de pesar que Toninho Paiva era conselheiro vitalício, e sócio do Corinthians desde 1956, Toninho se tornou conselheiro vitalício em 2002.
O velório abriu as 22h no Cemitério Parque dos Pinheiros, capital paulista. O sepultamento ocorrerá às 12h deste dia 27, no mesmo local. O endereço do Cemitério Parque dos Pinheiros é Rua Ushikichi Kamiya, 1490, bairro Vila Nova Galvão, zona Norte da capital.
O vereador esteve presente em eventos anuais que marcam comemorações alusivas, como Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Dia do Descobrimento do Brasil. Confira abaixo algumas participações de Paiva na comunidade portuguesa de São Paulo, registrada pelo Mundo Lusíada.