Por Emídio Tavares
Ricardo Carvalho suspenso por um ano
A direção da Federação Portuguesa de Futebol, baseada em seus regulamentos e estatutos; e aplicando o artigo 21º do Regulamento das Seleções Nacionais, que admite o afastamento de um jogador até 24 meses, resolveu afastar o atleta Ricardo Carvalho por um ano (isto ainda em consideração aos serviços prestados pelo jogador) da prestação de serviços à Seleção de Portugal, bem como a perda de prêmios a atribuir como resultado da eventual qualificação da Seleção Nacional para a fase final do Euro 2012. Com isto, Ricardo Carvalho está definitivamente fora da Euro-Copa Polônia-Ucrania de 2012.
TAÇAS EUROPÉIAS
Porto vence no sufoco
O Porto, pelo Grupo G da Liga dos Campeões, enfrentou nesta terça dia 13, no Estádio do Dragão, a equipe do Shakhtar Donetsk, e embora tenha começado o jogo a todo vapor, mandando uma bola no travessão logo aos 5 minutos por intermédio de Hulk (que ainda perdeu um pênalti na seqüência, aos 11, chutando na trave), e dominando amplamente a partida; saiu atrás no marcador, devido a uma falha de Helton que rebateu um chute de Willian, para os pés de Luis Adriano, o qual não perdoou e abriu o placar a favor dos ucranianos.
Mesmo assim o gol não abalou o time das Antas, que continuou dominando e igualou o placar aos 28 minutos, num verdadeiro canhão de Hulk, em cobrança de falta. O time do Shakhtar, por entrada violenta em João Moutinho ainda no primeiro tempo, teve o jogador Rakitskiy expulso de campo (assim como também aconteceu na etapa final com Chygrynskiy, só que desta feita por acumulo de amarelos). Para a etapa final, e com um homem a mais em campo, o Porto manteve a calma e logo aos 6 minutos, após linda jogada de James, virou o placar com Kleber fazendo o 2×1, que se manteve até o final da partida. Na outra partida do grupo, jogando em casa, o Apoel bateu o Zenit por 2×1. O Porto volta a jogar no próximo dia 28, na Rússia, contra o Zenit.
Benfica sai na frente, mas cede empate aos ingleses
O Benfica, pelo Grupo C da Liga dos Campeões, enfrentou nesta quarta, dia 14, na Luz, a equipe do Manchester United; e numa partida equilibrada desde os minutos iniciais empatou por 1 gol; marcando para o Benfica Cardozo aos 24, após receber passe de trivela de Gaitan, dar uma finta de corpo no zagueiro inglês e fuzilar para abrir o placar. Para os ingleses empatou Giggs numa bela jogada individual. Na etapa final o domínio maior foi dos adversários; embora o Benfica sempre respondesse perigosamente nos contra-ataques. Os quase 64 mil torcedores presentes ao encontro (63822) fizeram render aos cofres encarnados a verba de 1,3 milhões de euros. No outro jogo do grupo, o Basiléia venceu por 2×1 o Otelul Galati. A próxima rodada deste grupo marca para o próximo dia 27, Manchester x Basiléia; e Otelul Galati x Benfica.
Sporting vence fora
O Sporting, pelo Grupo D da Liga Europa, enfrentou nesta quinta dia 15, em Zurique, o Zurique; e logo aos 4 minutos abriu o marcador numa bola que, alçada na área, teve o desvio de cabeça de Insua para o fundo das redes adversárias. No lance seguinte ao gol leonino, o Zurique acertou a trave do Sporting; mas ficou nisso, pois aos 21, num passe de Insua, Van Wolfswinkel ampliou para o time leonino (holandês que teve metade de seu passe, assim como o de Elias, alienado à Quality Football Ireland Limited), que na segunda parte recuou, tomou mais duas bolas na trave, mas soube garantir o 2×0 que lhe da a liderança do grupo visto que a Lazio, jogando em casa, empatou por 2 gols com o Vaslui. A próxima rodada marca para o próximo dia 29, Vaslui x Zurique; e Sporting x Lazio.
Depois de 6 jogos, Braga vence primeira na Inglaterra
O Braga, pelo Grupo H da Liga Europa, enfrentou nesta quinta dia 15, na Inglaterra, o Birmingham, e após 6 jogos sem vitória na Inglaterra, goleou o time inglês por 3×1, abrindo o placar através de Helder Barbosa logo aos 6 minutos num golaço de esquerda. Para a etapa final, num lance de contra-ataque, o time bracarense ampliou o marcador aos 14 minutos, numa bomba de PE esquerdo desferida por Lima. Aos 26, através de Marlon King, o time da casa ganhou ânimo ao fazer o gol de honra; mas que terminou no contra-ataque armado por Hugo Viana aos 43 e que resultou no terceiro gol do Braga, assinalado novamente por Helder Barbosa e que deu números finais a partida. No outro jogo do grupo, o Brugge venceu o Maribor por 2×0. A próxima jornada marca para o dia 29 Braga x Brugge; e Maribor x Birmingham.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 4ª jornada termina na segunda-feira, dia 12 de setembro, com Acadêmica goleando o Nacional, as 20h15h, por 4×0.
A 5ª jornada teve inicio as 20:15h desta sexta; com o Gil Vicente recebendo em Barcelos o Olhanense, e empatando por 1 gol.
Já no sábado apenas uma partida, que aconteceu as 19:15h, quando o Nacional recebeu o Paços de Ferreira, e venceu por 1×0.
No domingo, às 16h, foi a vez do U.Leiria receber o Marítimo, e perder por 3×1. As 18h o V.Setubal recebeu o Beira-Mar, e venceu por 1×0.
As 18:15h, ainda jogando em Aveiro, o Feirense recebeu o Porto, que mesmo ganhando 7 minutos de acréscimos dados pelo juiz, não conseguiu furar a defesa do calouro da Superliga, ficando num empate sem gols.
E as 20:15h o Benfica recebeu a Acadêmica, abrindo o marcador aos 26 com Bruno Cesar, tomando o gol de empate aos 40, marcado por Danilo; mas virando no minuto seguinte através de Nolito. Na etapa final, Aimar aos 37 e novamente Nolito, no primeiro minuto de acréscimo, marcaram para o time encarnado fechando o placar de 4×1.
A jornada só termina segunda, dia 19, com duas partidas:
V.Guimaraes x Braga, as 19:15h
Rio Ave x Sporting, as 21:15h.
Já a 6ª jornada marcara os seguintes confrontos:
23/9 (sexta-feira)
Porto – Benfica, 20.15 horas
24/9 (sábado)
Braga – Nacional, 18.30 horas
Sporting – V. Setúbal, 20.30 horas
25/9 (domingo)
Beira-Mar – Rio Ave, 16 horas
P. Ferreira – Gil Vicente, 16 horas
Olhanense – U.Leiria, 16 horas
Marítimo – V. Guimarães, 19.15 horas
26/9 (segunda-feira)
Acadêmica – Feirense, 20.15 horas
ÚLTIMAS NOTICIAS
Benfica
O time encarnado, que por ter se qualificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões já abocanhou mais de 7 milhões de euros, prometeu um bicho ao seu elenco, para conseguir esse intento; de 1,8 milhões de euros.
O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, esteve visitando Ricardo Gomes nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, ficando por meia hora com o jogador e família, e ainda lhe entregando uma camisa encarnado numero 3 assinada por todos os jogadores do Benfica. Ricardo Gomes atuou no time da Luz de 88 a 91, e também na temporada 95/96.
Luisão empatou com o antigo jogador encarnado, Veloso, em números de jogos por competições da UEFA realizados vestindo a camisa do Benfica. A frente dos dois não há mais jogador algum.
Braga
Os 2 gols que Nuno Gomes fez pelo Braga na última jornada fizeram o veterano atacante chegar à marca dos 150 gols assinalados no Campeonato Português (23 pelo Boavista, 125 pelo Benfica e 2 pelo Braga); e dos 198 ao longo de todos os jogos defendendo estes 3 clubes; sem somar a estes os 29 gols feitos a serviço da Seleção de Portugal, e os 16 feitos a serviço da Fiorentina; que totalizariam a marca final de 243 gols até o momento.
Portugueses no Exterior
O atacante português Hugo Almeida, que fez 2 gols na goleada de 5×2 que sua equipe, o Besiktas, aplicou sobre o Maccabi Tel-Aviv nesta quinta, pela Liga Europa, sofreu uma rotura muscular de cinco centímetros na parte posterior da coxa esquerda, o que provavelmente o afastará dos dois próximos jogos decisivos da Seleção Portuguesa visando a Euro 2012, contra Islândia e Dinamarca, em outubro; visto que a previsão do período de afastamento para recuperação gira em torno de 3 a 4 semanas.