“Queremos continuar a ser parte integrante na diversificação da economia angolana, desenvolvendo lado a lado segmentos essenciais, sejam eles humano, energético, agrícola ou industrial”.
Da Redação
Com Portugal Digital
O Governo brasileiro reafirma a sua confiança e disposição em colaborar com Angola no seu desenvolvimento social e econômico, tendo renovado reiteradamente o seu interesse em participar desse grande desafio.
A afirmação é da embaixadora daquele país em Angola, Ana Lucy Petersen, ao intervir dia 7 de setembro, em Luanda, na cerimônia que assinalou a comemoração do 189º aniversário da Independência do Brasil.
Segundo a diplomata, o Brasil sente-se orgulhoso por ter contribuído para esse êxito (desenvolvimento) por meio de atuação de empresas e profissionais brasileiros, inseridos no contexto da reconstrução nacional, com projetos de engenharia especializada, infra-estruturas, energia, informática, entre outros.
“Queremos continuar a ser parte integrante na diversificação da economia angolana, desenvolvendo lado a lado segmentos essenciais, sejam eles humano, energético, agrícola ou industrial”, sublinhou.
Para si, a relação entre Angola e o Brasil está marcada pelo entendimento, compreensão, solidariedade e pela convergência de posições na agenda internacional, assim como por laços históricos e culturais que unem os dois povos.
De acordo com Ana Lucy Petersen, Angola e Brasil sempre mantiveram um relacionamento privilegiado e de crescente afinidade, tendo referido que a assinatura da parceria estratégica em 2010 permitiu trabalhar de forma mais coordenada e produtiva para o benefício de ambos países.
Salientou que a caminhada conjunta entre os dois países oferece enorme potencial de cooperação nas mais diversas áreas.
Elogiou, por outro lado, os significativos avanços alcançados por Angola na formação das suas instituições políticas e económicas, acrescentando que o país “hoje dá provas de maturidade e determinação em superar décadas de estagnação e de conflito”.
“A economia cresce em ritmo acelerado, comprovando o enorme potencial existente”, frisou
Estiveram presentes na cerimônia diplomatas acreditados em Angola, membros do Governo, deputados, representantes de partidos políticos, entidades religiosas, entre outros convidados.