Da Redação
O 31º Congresso Anual da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), acontecerá de 6 a 9 de junho, em hotel na cidade de Atibaia, interior de SP.
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, participará do encerramento, na quinta-feira (9), com apresentação das ações governamentais ao setor filantrópico. Outras autoridades estarão presentes.
Sob o título “Gestão da Saúde Filantrópica: Legado que inspira, futuro que transforma”, o Congresso envolverá mais de 80 horas de programação, com 10 fóruns técnicos, ocasiões em que serão debatidos assuntos como governança clínica, cadeia de suprimentos, gestão de pessoas, qualidade e segurança do paciente, inovação e tecnologia, entre outros temas de relevância para o setor filantrópico de saúde, que atende a 50% da demanda SUS de média complexidade e mais de 70% da alta complexidade no Brasil.
A abertura oficial do Congresso será realizada dia 6 às 18h, com palestra do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP).
O parlamentar falará sobre o Marco Regulatório das Filantrópicas, que trata sobre a Lei Complementar 187/2021, da qual foi o relator na Comissão de Finanças e Tributação na Câmara dos Deputados. A legislação estabelece condições para que as entidades beneficentes tenham direito à imunidade tributária relativa às contribuições para a Seguridade Social prevista na Constituição.
“A Fehosp realiza um importante trabalho ao representar as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, lutando por seus direitos e dando a estas instituições o protagonismo que merecem. Parabéns a Fehosp, ao seu presidente Edson e toda a equipe que abrilhantam esse evento com competência e seriedade”, ressalta o deputado que, na ocasião, também lançará o livro “Marco Regulatório das Entidades Filantrópicas”.
Discussões
Outras palestras com renomados especialistas acontecerão ao longo da programação do 31º Congresso da Fehosp.
No dia 6, o chefe do departamento responsável pelas iniciativas e financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o Complexo da Saúde, João Pieroni, falará sobre a sinergia entre os atores da cadeia da saúde.
O pesquisador sênior na área de nanotecnologia aplicada à saúde da FIOCRUZ, Hércules Pereira Neves, palestrará no dia 7, sobre o impacto da genética na medicina 4 p. e o futuro da saúde. A medicina 4p consiste em um modelo assistencial focado na promoção da saúde e no gerenciamento de riscos do paciente.
O tema “Inovação de gestão na prática” será abordado pelo Dr. Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Organizacional em Telemedicina e Telessaúde Integrada do programa de Saúde Digital do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
No dia 9, o presidente do Instituto Butantan e do Conselho Curador da Fundação Butantan, Dimas Tadeu Covas, ministrará a palestra “Tudo acontece com pessoas e para pessoas”.
Fóruns
Mais de 10 fóruns técnicos acontecerão nos dias 6 e 7 de junho, com temáticas voltadas às áreas Jurídica, Governança Clínica, Cadeia de Suprimentos, Hotelaria e Hospitalidade, Gestão de Pessoas, Oncologia, Comunicação, Qualidade e Segurança do Paciente, Inovação e Tecnologia, e Controladoria – Finanças, Contabilidade e Custos.
Neste último, por exemplo, no dia 6, o secretário executivo do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Mauro Junqueira, explanará sobre “Contrato x convênio, como migrar para o instrumento correto de contratação junto ao sistema único de saúde, como tratar as subvenções no contrato”.
Outro palestrante desse Fórum será o diretor de Serviços da Planisa, Marcelo Carnielo, que falará sobre a contratação de serviços de saúde através da remuneração com base em valor.
Serviço
31º Congresso da Fehosp
Data: De 6 a 9 de junho
Local: Tauá Resort & Convention Atibaia (SP -065, Rod. Dom Pedro I, Km 86 – Rio Abaixo, Atibaia – SP)
Abertura do evento: dia 6 (segunda-feira), às 18h, com palestra e lançamento de livro do deputado federal, Marco Bertaiolli (PSD-SP), relator do projeto transformado na Lei Complementar 187/2021, que assegurou a imunidade tributária as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.
Encerramento: dia 9 (quinta-feira), às 11h30, com o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia.