Governo de Portugal se solidariza por vítimas após chuvas intensas em Pernambuco

Da Redação

O governo de Portugal divulgou uma mensagem de solidariedade após as enchentes que deixaram mais de 50 mortos no estado de Pernambuco, nordeste do Brasil.

“O Governo português manifesta solidariedade e pesar pela perda de vidas e danos causados pelas chuvas intensas no estado de Pernambuco e apresenta sentidas condolências aos familiares das vítimas e ao Povo brasileiro” declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O número de mortos pelas fortes chuvas que atingem o estado subiu para 56, segundo boletim divulgado nesta tarde (29) pelo governo estadual, informa Agencia Brasil.

As chuvas atingem o estado desde a última quarta-feira (25) e deixaram 3.957 pessoas desabrigadas. Há ainda, segundo o governo de Pernambuco, outras 56 pessoas desaparecidas nos municípios do Recife e de Olinda. Desde a sexta-feira (27), mais de 46 mil chamados foram feitos pelo telefone 193, informou a administração estadual.

Na manhã de domingo, o governador Paulo Câmara reuniu o seu secretariado e os chefes dos comandos militares para monitorar e reforçar as ações nas regiões metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste, as mais atingidas pelas chuvas. O governo informa que, neste momento, há 12 pontos de deslizamento sendo acompanhados pelas equipes.

A tragédia provocada pelas chuvas fez os municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Recife decretarem situação de emergência. “É muito triste o que vem acontecendo, não só no nosso município, mas na região metropolitana e em outras cidades do estado, com perdas de vidas e tantas famílias desabrigadas. Estamos colocando toda a nossa equipe para ajudar essas pessoas nesse momento. O volume de chuvas foi inesperado, acima da média dos últimos 30 anos”, disse o prefeito Mano Medeiros, de Jaboatão dos Guararapes.

Pela manhã, uma comitiva de ministros do governo federal sobrevoou o estado. Já o presidente Jair Bolsonaro anunciou em suas redes sociais que irá a Pernambuco neste dia 30 para “melhor se inteirar da tragédia” causada pelas chuvas no Grande Recife.

“Nossos mais profundos votos de pesar e solidariedade às vítimas desse triste desastre, bem como as famílias que tiveram seus bens destruídos pelas chuvas. É um momento difícil para todos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar essa dor”, escreveu Bolsonaro.

Segundo Ministério da Defesa, aproximadamente 400 militares estão envolvidos na operação prestando o auxílio necessário.

Durante a madrugada, houve o emprego de tropas em tarefas de apoio à Defesa Civil local e ao Corpo de Bombeiros. As Forças Armadas auxiliam, também, na gestão de emergências na localidade de Travessa Serra Negra, no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.

Após alagamento da área interna, os militares removeram pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes; apoiaram no resgate a civis no bairro de Jiquiá, Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *